Ao comprar através dos nossos links, podemos receber uma comissão. Saiba como funciona.

Os 8 melhores volantes de PC para fãs de velocidade em 2023

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 6 min.

Os volantes para PC elevam a experiência de jogo em simuladores de competição e corridas. Indicamos o melhor volante para PS4 e PS5 como boas compras gaming. São os melhores com pedais e caixa manual de velocidades no mercado.

A seleção tem em conta o preço, caraterísticas e tipo de volante para PC, para PS4 e PS5. Optamos pelas melhores marcas de volantes para PC, com opções para quem quer comprar um volante barato e para os que procura a melhor qualidade.

1. Logitech G29 Driving Force e G920: melhor relação qualidade / preço

Logitech G 29 Driving Force

Rotação: 900º
Force Feedback: Sistema de engrenagem
Compatibilidade: volante para PC, PS4 e PS5

A Logitech é uma das melhores marcas de volantes para PC e o modelo G29 Driving Force é a melhor compra abaixo dos 300 €. A relação preço qualidade é excelente, tal como a construção em aço, alumínio e revestimento de couro.

Tem pedaleira construída em plástico, mas os três pedais já são metálicos, mas o mais importante é o force feedback garantido por dois motores com boas engrenagens de aço. A durabilidade está garantida, tal como o conforto durante as sessões de jogo.

Pode ser equipado com a caixa manual de velocidades G Driving Force. O modelo G920 é igual, mas com otimização para a Xbox.

2. Thrustmaster T-GT II: melhor volante Force Feedback para PS5 / PS4 / PC

Thrustmaster T-GT II - Volante Force Feedback para PS5 / PS4 / PC

Rotação: 900º
Force Feedback: Motor Linear de 40 W
Compatibilidade: volante para PC, PS4 e PS5

O Thrustmaster T-GT II é o melhor volantes para PC, PS4 e PS5 com licença oficial PlayStation 5 e Gran Turismo. Tem 25 botões de ação, 4 seletores giratórios, controlo de tração, gestão de combustível, entre outros. O destaque vai para o motor brushless ou sem escovas para um feedback direto com potência de 40 W.

Em si reúne várias tecnologias patenteadas pela Thrustmaster como T-AEC-Q, T-DCC, T-RTF, T-LIN, T40-VE, T-DFB, T-F.O.C., T-M.C.E. e T-TURBO que o tornam num dos melhores volantes do mundo para gaming e simulador de corrida.

Pode ser equipado com a caixa de mudanças manual TH8A Shifter para PS5, PS4, Xbox e PC.

3. Logitech G923: boa compra para PC com pedais

Volante para PC PS4 PS5 Logitech G923

Rotação: 900º
Force Feedback: Sistema de engrenagem TRUEFORCE
Compatibilidade: volante para PC, PS4 e PS5

O volante Logitech G923 é a versão premium com acabamentos em couro preto costurado à mão e pedais em metal polido. O destaque vai para a tecnologia TRUEFORCE para feedback de alta definição e controlo da experiência de condução.

Este volante para PC, PS4 e PS5 tem indicador de RPM com iluminação LED integrado, vários controlos de jogos e 24 pontos de travagem no volante. Pode ser usado no computador ou nas consolas como um dos melhores volantes de simulador de corrida.

Pode ser complementado com a caixa de mudanças para PC e consolas G Driving Force.

4. Thrustmaster T248: volante mais versátil para PS5 / PS4 / PC

Thrustmaster T248 Volante Force Feedback para PS5 / PS4 / PC

Rotação: 900º
Force Feedback: Sistema de engrenagem + correia HYBRID DRIVE
Compatibilidade: volante para PC, PS4 e PS5

O modelo T248 é um dos melhores volantes para PC da Thrustmaster com um formato compacto de 12 polegadas, repleto de botões e controlos, construído para durar com bons materiais como couro genuíno, aplicações metálicas e pouco plástico à vista.

O volante gaming é caro, mas tem um dos melhores motores de feedback direto no mercado. Além disso, traz uma base com 3 pedais metálicos e ajustáveis. Tem um pequeno ecrã LED que exibe até 20 controlos e configurações.

Este volante versátil tem feedback dinâmico em 3 níveis. Tem licença oficial para PS5, PS4 e é compatível com PC.

5. Thrustmaster TS-XW Racer Sparco P310: melhor volante para Xbox

Thrustmaster TS-XW Racer Sparco P310 - Volante Force Feedback para Xbox Series X|S / Xbox One / PC

Rotação: 1080º
Force Feedback: Motor Linear de 40 W
Compatibilidade: volante para PC, Xbox Series X|S e One

A ThrustMaster é uma das melhores marcas de volantes para PC e o modelo TS-XW cujo volante é uma réplica 1:1 do Sparco P310 Competition. Tem um motor de 40 W com arrefecimento para garantir um feedback constante, suave e preciso.

O sistema é compatível com a comsola Xbox e Windows (PC). Os materiais de construção são o alumínio (volante e pedais ajustáveis), além da alcântara e base firme. A qualidade de construção e desempenho são ótimos nesta opção de topo.

Pode ser equipado com a caixa manual de velocidades Thrustmaster TH8A. Tem licença oficial Sparco.

6. Thrustmaster T300RS GT: volante com licença oficial Gran Turismo

Thrustmaster T300RS GT: volante com licença oficial Gran Turismo

Rotação: 1080º
Force Feedback: Sistema de correia
Motor: brushless de 25 W
Compatibilidade: volante para PC, PS4 e PS5

O volante gaming T300RS GT tem 11 polegadas, estrutura em alumínio e revestimento de couro nesta boa alternativa. A base é construída em plástico, bem como a pedaleira, ainda que os três pedais tenham acabamentos em alumínio, mais durável.

Está disponível em várias versões, podendo o jogador trocar o volante e manter a base, por exemplo. Destaca-se pelo bom motor dedicado ao feedback ativo que garante uma experiência mais realista e precisa neste volante para PC, PS4 e PS5.

Pode ser equipado com a caixa manual de velocidades Thrustmaster TH8A. O volante tem licença oficial Gran Turismo.

7. Thrustmaster T150 RS: volante barato com Force Feedback para PS5 / PS4 / PC

Thrustmaster T150 RS Volante Force Feedback para PS5 / PS4 / PC

Rotação: 1080º
Force Feedback: Sistema misto - engrenagem + correia
Compatibilidade: volante para PC, PS4 e PS5

O modelo T150 tem uma excelente relação preço / qualidade, construção em plástico com inserções de borracha para maior conforto da mão neste volante de 11 polegadas. A base e a pedaleira, além dos pedais são construídos em plástico.

O destaque vai para o sistema híbrido de force feedback que já proporciona uma experiência mais gratificante e boa precisão em jogos de corrida, tendo compatibilidade com as consolas PS4 e PS3, além do PC.

Pode ser equipado com a caixa manual de velocidades Thrustmaster TH8A

8. Thrustmaster T80: volante para PC e PS5 mais barato

Thrustmaster T80 Ferrari 488 GTB Edition Volant Racing - PS5 / PS4 / PC

Rotação: 240º
Force Feedback: Sistema Linear / bungee cord
Compatibilidade: volante para PC, PS4 e PS5

O volante para PC mais barato é o T80 da Thrustmaster, disponível em várias versões. É compatível com a PS4 e jogos da PS5, totalmente construído em plástico, com boa textura e solidez nos materiais e construção usada.

Traz dois pedais além da base de fixação, patilhas no volante e botões de ação. A uma preço /qualidade é agradável e o feedback linear com o sistema de elástico (bungee cord) já acrescenta algum realismo e imersão à condução.

Tens 3 tipos de force feedback nos volantes gaming

1. Engrenagem - Sistema mais antigo e barato, mas produz mais ruído e o feedback é mais brusco, menos preciso na força simulada e transmitida ao volante. Abaixo desta há ainda o sistema de elásticos (bungee cord) de feedback linear.

2. Correia - Sistema mais recente, superior ao de engrenagens na precisão e silêncio, além da suavidade na transmissão da força ao volante. Algumas fabricantes conjugam o sistema de engrenagens com o de correia em soluções híbridas.

3. Direto - o jogador sente a força diretamente no volante, sem meios intermédios entre o motor e o volante. É a melhor tecnologia, mas também a mais cara, presente nos simuladores profissionais e por motivos de preço, fora desta lista.

Outras listas de jogos que te podem interessar:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.