Samsung está a produzir em massa memórias UFS 3.0 para smartphones

António Guimarães

A Samsung anunciou a produção em massa das suas novas memórias flash para smartphones. As novas memórias seguirão o protocolo UFS 3.0, para mais velocidade.

Nesse sentido, o novo chip de memória possui 512GB de capacidade. Comparando com a geração anterior (UFS 2.1) serão consideravelmente mais rápidos.

As velocidades de escrita deste novo chip são estrondosas. Estamos a falar de velocidades de 2100 Mbps e cerca de 410 Mbps de velocidade de escrita.

As memórias tem o quadruplo da velocidade de leitura de um SSD

Nesse sentido, se compararmos com o mundo dos computadores, nem um SSD consegue bater estas velocidades de leitura. Mas a comparação mais importante é com os cartões MicroSD.

Supostamente estas novas memórias atingem velocidades até 20 vezes superiores a um típico cartão de expansão de armazenamento. Isto representam velocidades ao nível de um computador de alta gama.

Este tipo de performance de memória dentro de um smartphone é um passo bastante importante na melhoria dos mesmos. Contudo, para já, só existe previsão de um smartphone com este novo chip.

Assim sendo, estamos a falar do Galaxy Fold. O smartphone dobrável da Samsung deverá ser o primeiro equipamento a possuir esta memória. Caso isso aconteça, torna-se em mais um ponto de venda para o Galaxy Fold.

A verdade é que a maioria dos smartphones na indústria ainda utiliza a memória eMMC, que já se pode considerar um pouco ultrapassada. A Samsung tem feito um esforço para trazer memórias mais actuais aos seus equipamentos premium.

Adicionalmente, a gigante sul-coreana afirma que pretende disponibilizar a tecnologia para outras fabricantes. A Samsung tem uma excelente reputação como fabricante de memórias externas e internas para computadores. Pelos vistos pretende estender esse mérito para smartphones.

Editores 4gnews recomendam:

Youtube: Vídeos de Fortnite e Peppa Pig com incentivos ao suicídio infantil

Samsung explica a principal diferente entre o Galaxy Fold e o Mate X

Nokia 3.2 e 4.2: Vídeo de primeiras impressões dos novos Nokia!

António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.