Samsung lança novo sensor ISOCELL que traz boas notícias para os smartphones

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

A Samsung acaba de revelar o seu novo sensor ISOCELL HPX que fornece uma resolução de 200 megapixéis.

Mas além desta super resolução, o novo sensor traz outras boas notícias: vai reduzir a área do módulo de câmara em 20%.

Samsung ISOCELL HPX vai reduzir tamanho do módulo traseiro de câmara nos smartphones

Sensor Samsung ISOCELL HPX
O novo sensor Samsung ISOCELL HPX está equipado com tecnologia para melhorar a captação de imagens em ambientes noturnos Crédito@Samsung

No que respeita a câmaras para smartphones, Sony e Samsung são os principais fornecedores deste componente e debatem-se nesta arena para equiparem os melhores modelos de topo. Recentemente, a Sony lançou o IMX 989 que muito possivelmente será o sensor primário do Xiaomi 13 que chegará ao mercado chinês até ao fim deste ano.

A Samsung não quis ficar atrás e acaba de revelar o seu novo ISOCEL HPX que conta com uma resolução de 200 megapixéis e uma mão-cheia de tecnologia para aprimorar as imagens captadas.

Mas uma das melhores notícias é que o novo sensor Samsung será capaz de reduzir em cerca de 20% o módulo de câmara no painel traseiro dos smartphones. Tal significa que os terminais vão ser mais finos e que o módulo de câmara não será tão saliente.

Com a tecnologia de integração de 16 megapixéis, o ISOCELL HPX alterna, de forma automática, entre três modos de iluminação, mediante as condições de luminosidade. Os modos são bem iluminado, com pouca luz e ambiente escuro. É então através desta tecnologia que a Samsung fornece uma experiência de disparo eficiente e que corrige os problemas das filmagens em ambientes noturnos.

Por sua vez, a tecnologia DTI separa cada pixel de forma individual, aumentando em simultâneo a sensibilidade no momento de captação de imagens. Resultado: fotografias mais nítidas e vívidas.

Destaque-se ainda que o ISOCELL HPX fornece também capacidade para gravação de vídeo 8K a 30 frames por segundo, HDR duplo em 4K e também modos Full HD.

Agora o que falta saber é: quais serão os smartphones de topo que vão ter o novo sensor Samsung? Será que é, desta vez, que a gigante sul-coreana quebra a tradição e é a primeira a lançar no mercado um sensor seu, por exemplo no próximo flagship Galaxy S23 Ultra?

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt