Samsung implementará gráficas AMD nos smartphones de gama média em 2024

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

A Samsung e AMD possuem uma parceria com vista à implementação da reconhecida tecnologia da última nos topos de gama da sul-coreana. Contudo, este acordo deverá expandir-se já em 2024 ao abranger também os smartphones de gama média da sul-coreana.

A tecnologia gráfica RDNA desenvolvida pela AMD será uma visão até nos modelos mais acessíveis da Samsung, conferindo-lhes um vetor de destaque face aos seus diretos concorrentes. O veículo para tal serão os vindouros Exynos 1430 e Exynos 1480.

Samsung plans to apply mRDNA to the mid-range Exynos processors (Exynos 1480, 1430) set to be released next year. However, this is more focused on ISP rather than gaming. Please don’t have overly high expectations for gaming performance.

— Revegnus (@Tech_Reve) 31 de agosto de 2023

Samsung quer tecnologia da AMD a mediar o processamento de imagem dos seus gama média

A chegada das gráficas AMD aos modelos acessíveis da Samsung foi adiantada pelo leaker Revegnus na rede social X. No entanto, ele alerta os leitores a uma moderação das suas expectativas para o desempenho gaming dos modelos visados.

Segundo o seu testemunho, as gráficas da AMD serão canalizadas sobretudo para o ISP dos smartphones da sul-coreana. Por outras palavras, as suas tecnologias e potencialidades irão, em primeiro lugar, para o processamento de imagens destes equipamentos.

Com isto a Samsung quererá melhorar ainda mais o machine learning dos seus modelos de gama média. O objetivo será alcançar um novo patamar nas suas tecnologias de processamento de imagem que lhe permitam diferenciar-se dos seus rivais mais diretos.

Ainda assim, é provável que a implementação de gráficas AMD traga benefícios para o gaming nos futuros smartphone da sul-coreana. Pese embora não seja essa a prioridade, é provável que tais GPU´s se superiorizem às Mali utilizadas atualmente pela marca neste segmento.

Tecnologias como ray tracing, possível nos Galaxy S22 com Exynos 2200, não deverão marcar presença nos modelos de gama média da Samsung. Afinal de contas, a empresa necessita de alguns trunfos para os seus modelos premium.

A apresentação da próxima geração de modelos de gama média da Samsung só deverá acontecer no início do próximo ano. Isso significa que ainda haverá muito para falar sobre estes modelos e os benefícios que trarão para o mercado e utilizadores.

Editores 4gnews recomendam:

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.