Samsung, Huawei e Xiaomi dominam o mercado Android português

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 2 min.

Samsung, Huawei e Xiaomi. Três empresas asiáticas e as 3 mais usuais no mercado Android português. Assim indica o estudo da iaomi inaugura Mi Store na Rússia que está aberta 24 horas!

O smartphone Android mais popular da Huawei continua a ser a gama P8 Lite, o modelo de 2015, mesmo assim o modelo de 2017 está a dar nas vistas. O terminal teve uma enorme procura há dois anos e quem está à procura de um novo equipamento em loja física continua a olhar para o P8 Lite (agora de 2017) como opção.

A Samsung continua a liderar com uma cota relevante de mercado Android. A marca sul-coreana tem ao longo dos anos perdido um pouco de terreno nos gama-média, porém, os terminais de gama-alta, como o S6, S7 e S8 tem sido simplesmente irresistíveis para aqueles que gostam de ter um terminal topo de gama com características bem acima da concorrência.

Samsung, Huawei e Xiaomi estão cada vez mais fortes no Sistema Operativo Android!

Curiosamente em terceiro lugar temos a Xiaomi! A gigante chinesa ainda não está no mercado português de forma oficial, contudo, já conquistou os corações lusitanos. Os terminais da Xiaomi apresentam uma relação qualidade/preço difícil de negar e com a entrada de forma oficial no mercado espanhol este gráfico terá cada vez mais percentagem.

A BQ, LG e Sony continuam abaixo do esperado. A LG e Sony vão aos poucos desaparecendo das opções válidas para os portugueses. A Sony começou por perder fama quando decidiu atualizar os seus topos de gama de 6 em 6 meses, já a LG tem graves problemas em trazer um dispositivo a tempo e horas para o mercado depois de serem revelados.

A BQ é a empresa mais pequena de todas aqui referidas, porém, continua a surpreender. A marca espanhola tem uma boa cota de mercado e o novo BQ Aquaris X Pro deve ser posto na lista de favoritos se queres um gama-média de extrema qualidade.

Tenho de admitir que me sinto surpreendido pela subida da Xiaomi no mercado português mas já venho a dizer que é algo inevitável caso a empresa chinesa continue com o bom trabalho.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Galaxy A5 2018 e Galaxy A7 2018 cada vez mais próximos

Uber e Cooltra fecham parceria para lançar a UberEATS em duas rodas

Sonic Forces: Speed Battles da SEGA já chegou à Play Store e AppStore

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.