Ao comprar através dos nossos links, podemos receber uma comissão. Saiba como funciona.

Samsung Galaxy Z Fold6 review: inovação ou déjà vu?

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 9 min.

Samsung Galaxy Z Fold6

Samsung Galaxy Z Fold6
★★★★☆4Bom

O Samsung Galaxy Z Fold6 chega com uma dobradiça aprimorada, melhores ecrãs, desempenho de topo e promessa de longo suporte. No entanto, o ecrã de capa continua a ser demasiado fino, o carregamento é lento, tem o mesmo sistema de câmaras há 3 gerações e está longe ser o dobrável mais fino do mercado. O software e qualidade geral acabam por fazer dele um produto de qualidade, mas a precisar da ousadia a que a Samsung já nos habituou.

Prós
  • Ecrãs com excelente legibilidade, brilho e fluidez

  • Qualidade de áudio de topo

  • Boa integração com software e IA em PT-PT

  • Suporte para S Pen

  • Desempenho de topo

  • 7 anos de atualizações prometidas

  • Dobradiça aprimorada

Contras
  • Ecrã de capa continua a ser demasiado fino

  • Carregamento é bastante lento para esta faixa de preço

  • Bem longe de ser o dobrável mais fino do mercado

  • Tem o mesmo sistema de câmaras do Fold4 e Fold5

  • S Pen não chega incluída na caixa

O mercado dos smartphones dobráveis continua a pulsar com novidades e opções cada mais versáteis e finas. A Samsung, que tornou estes produtos populares, tem no Galaxy Z Fold6 a mais recente alternativa para quem quer um smartphone dobrável no formato de livro.

A marca sul-coreana lançou este smartphone dobrável em Portugal por 1899 € e eu passei duas semanas a usá-lo numa base diária, como smartphone pessoal. Será este o dobrável mais completo do mercado?

Unboxing

O unboxing do Galaxy Z Fold6 segue os trâmites que a Samsung nos tem habituado nos últimos com os seus smartphones topo de gama. Ou sejamos temos apenas o essencial na caixa. O smartphone, disposto em formato aberto, é a grande estrela.

samsung

E a acompanhá-lo chega apenas um cabo USB-C para USB-C, assim como uma ferramenta para ejetar os cartões SIM (sim, pode levar dois) quando necessário. Embora já comece a ser habitual esta prática, quando se paga 1899 € talvez o utilizador devesse receber algo mais. Nem falemos do carregador, mas uma capa e a S Pen incluídas só dariam pontos à Samsung.

Design e construção

Falar da construção do Galaxy Z Fold6 é falar daquilo que melhor pode ter um smartphone dobrável em termos de robustez. É um equipamento que se sente como bastante premium e com uma dobradiça bastante forte para uso em qualquer ângulo. Aliás, o aprimoramento desta dobradiça é uma das grandes novidades.

O facto de ter certificação IP48 também o torna, em teoria, resistente à água. Mas este é o tipo de smartphone que vais querer manter longe da água e de poeira. E claro, há que tratar com 'carinho' o ecrã interior, pois não deixa de ser um painel de plástico. O vinco, esse, é cada vez menos visível.

Samsung Galaxy Z Fold6

Há, no entanto, que falar do elefante da sala: a espessura do Galaxy Z Fold6. O smartphone apresenta-se a esta análise com 12,1 mm de espessura fechado e 5,6 mm aberto. Acaba por ser inevitável dizer que se nota substancialmente a diferença para os 9,2 mm fechado e 4,4 mm aberto do Honor Magic V3.

Ecrãs

O Galaxy Z Fold6 é quase tudo sobre o ecrã. Ou melhor, sobre os dois ecrãs. No exterior encontramos um painel de 6,3 polegadas com resolução de 968 por 2376 píxeis e no interior temos um painel de 7,6 polegadas com 1856 por 2160 píxeis. Ambos os painéis possuem tecnologia LTPO AMOLED com taxa de atualização variável até 120 Hz e pico de brilho de 2600 nits.

O resultado é a qualidade que se espera de painéis Samsung. São ecrãs com ótima saturação, cores vivas e bastante fluidez. No entanto, este não é o formato ideal para o ecrã exterior de um dobrável deste tipo e a própria Samsung acabou por admiti-lo ao lançar uma edição especial (apenas na Coreia do Sul) com um painel de maior largura.

Samsung Galaxy Z Fold6

O que sinto no ecrã exterior deste Galaxy Z Fold6 é que não é o mais amigável de usar quando queremos apenas a experiência clássica de smartphone. É mais alto e fino do que gostaria, por contraponto com as alternativas existentes no mercado. O ecrã exterior acaba por ser sacrificado para termos uma experiência de grande qualidade no ecrã interior em termos de formato.

Dessa forma, esse painel acaba por ter um formato que se adapta mais facilmente a conteúdo multimédia, como vídeo ou jogos, pois não é tão quadrado e parece mais um tablet. Este ecrã interior tem um vinco que é cada vez menos percetivel face a gerações anteriores. Embora por vezes possas sentir que está lá, no dia a dia acabas simplesmente por te esquecer que este sequer existe.

Áudio

O smartphone apresenta-se com altifalantes estéreo, com as duas colunas a estarem dispostas nas extremidades da parte traseira do equipamento. Reconheço-lhe uma boa qualidade de áudio, com bom desempenho para ouvir música, jogar ou ver vídeos com qualidade no smartphone. Seja no formato aberto ou fechado, é um smartphone em que podes confiar neste campo.

Samsung Galaxy Z Fold6

Desempenho

Como um smartphone topo de gama que chega ao mercado com o Snapdragon 8 Gen 3, o Fold6 simplesmente entrega um desempenho imaculado. Em qualquer tarefa que tenha usado o Fold6, este respondeu sem quaisquer engasgos e parece simplesmente 'voar'.

A nossa versão de teste conta com 12 GB de RAM e 512 GB de armazenamento, embora exista também uma variante com 1 TB. É um smartphone que vai correr qualquer aplicação que lhe atires para cima e mesmo em modo multijanela também brilha. Abaixo confere os números no Geekbench 6.

Pontuação do Samsung Galaxy Z Fol6 no Geekbench 6
Pontuação do Samsung Galaxy Z Fol6 no Geekbench 6

Interface e IA

À data de escrita desta análise o Z Fold6 chega com a OneUI 6.1.1 baseada no Android 14. Embora ainda não tenha o Android 15, este é um smartphone onde a marca promete 7 anos de atualizações de software e segurança. Por isso, o futuro deve ser risonho neste campo para quem o comprar.

Esta interface da Samsung tem a qualidade e fluidez que lhe tenho reconhecido nos últimos testes. Embora com algum bloatware desnecessário, é das interfaces mais fluidas que encontras em qualquer Android e isso fica bem espelhado neste modelo. A Samsung tem aprimorado o software ao longo dos anos neste dobrável, particularmente no ecrã interior no dimensionamento de aplicações e multitarefa.

Nesse campo é o melhor dobrável do mercado e existe uma transição suave entre ecrã interior e exterior. De realçar ainda que neste modelo podes usar a S Pen como complemento, mas infelizmente esta não chega incluída na caixa. E a Samsung Dex também está presente, para que o possas ligar com ou sem fios a um monitor/TV e ter uma experiência de computador no teu dispositivo.

samsung

Falando de Inteligência Artificial, a Samsung é das fabricantes que mais tem feito por implementar e promover essas características nos seus equipamentos. Nesta geração de dobráveis, foram adicionadas funcionalidades como o assistente de desenho.

Este permite que geres imagens a partir de desenhos ou que, por exemplo, adiciones objetos a uma imagem com recurso à inteligência artificial. Podes ver no exemplo abaixo onde adicionei um cão a uma fotografia onde este não existia. Neste tipo de características, ter a S Pen melhora bastante a experiência. Também podes usar a funcionalidade de estúdio fotográfico para tornar uma fotografia de retrato num desenho.

Imagem original
Imagem original
Imagem com cão gerado por IA
Imagem com cão gerado por IA

De realçar também que a tradução em tempo real te permite estar a falar com uma pessoa, onde o que um diz aparece no ecrã traseiro e a resposta para a outra pessoa no ecrã frontal. E a parte boa é que esta e todas as outras funcionalidades que lidam com linguagem já funcionam em português de Portugal.

Samsung Galaxy Z Fold6

Câmara

Onde podemos dizer que a Samsung tem sido demasiado conservadora é nas câmaras deste seu dobrável. É que o Fold6 chega exatamente com o mesmo sistema de câmaras do Fold5 e do Fold4. Este tem qualidade, mas fica bem aquém do Galaxy S24 Ultra, principalmente quando o tema é zoom e imagens noturnas.

Zoom de 3x
Zoom de 3x
Zoom de 30x
Zoom de 30x

Não me interpretes mal: os registos que tirei, de dia ou de noite, de paisagens a retratos foram de boa qualidade com o Z Fold6. Mas nesta faixa de preço e com tanta evolução nos sistemas de câmaras pedia-se algo mais à Samsung.

samsung

Podes ver por aqui vários exemplos de fotografias captadas com o sensor principal Samsung Isocell GN3 de 50 MP, mas também a ultra angular de 12 MP e telefoto com zoom ótico de 3 vezes e zoom digital de até 30 vezes. Também podes conferir a boa qualidade do vídeo captado pelo sensor principal abaixo.

samsung

samsung

samsung

Modo retrato
Modo retrato
Ultra angular
Ultra angular

As câmaras frontais são de 10 MP no caso do ecrã exterior e 16 MP na do ecrã interior. Podes esperar melhor qualidade na do ecrã exterior, mas a do ecrã interior também irá desenrascar para fazer umas videochamadas. Em todo o caso, usar as câmaras traseiras para selfie é sempre uma possibilidade, já que podes ver a previsão no ecrã exterior.

Selfie frontal
Selfie câmara frontal

Bateria

O Galaxy Z Fold6 chega com uma bateria de 4400 mAh, com a mesma capacidade da geração anterior. O resultado é um dobrável com autonomia para um dia inteiro, numa utilização leve a normal. Os utilizadores mais intensivos, principalmente aqueles que usarem bastante o ecrã interior, terão de pensar em carregar o smartphone antes do final do dia. Mas num dia normal, terão bateria para um dia completo.

O que infelizmente também se mantém inalterada é a velocidade de carregamento. Parece quase inacreditável, mas o Fold6 carrega a um máximo de 25 W com fios. Está na hora de dar o passo seguinte, Samsung! O smartphone demora quase uma hora e meia a carregar na totalidade. Sem fios carrega a 15 W e tem ainda carregamento reverso de 4,5 W.

Conclusão

O Samsung Galaxy Z Fold6 chega com uma dobradiça aprimorada, melhores ecrãs, desempenho de topo e promessa de longo suporte. No entanto, o ecrã de capa continua a ser demasiado fino, o carregamento é lento, tem o mesmo sistema de câmaras há 3 gerações e está longe ser o dobrável mais fino do mercado. O software e qualidade geral acabam por fazer dele um produto de qualidade, mas a precisar da ousadia a que a Samsung já nos habituou.

Samsung Galaxy Z Fold6

Samsung Galaxy Z Fold6

Processador: Snapdragon 8 Gen 3
Ecrãs: AMOLED, 120 Hz, 2600 nits
Bateria: 4400 mAh, 25 W

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.