Samsung Galaxy Z Fold4 e Galaxy Z Flip4 podem chegar com preço mais barato

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 3 min.

A Samsung pode vir a disponibilizar os seus dois novos dobráveis Galaxy Z Fold4 e Galaxy Z Flip4 por um custo mais acessível.

Segundo informações agora divulgadas, a gigante sul-coreana está a equacionar usar baterias de um fornecedor diferente para baixar o custo de produção e de venda.

Novos dobráveis da Samsung vão estar equipados com baterias ATL

O segmento de smartphones dobráveis está em franco crescimento, mas este tipo de terminais continuam a ter um preço elevado que não está ao alcance de todas as carteiras. No entanto, as marcas têm também custos bastante elevados com a produção dos terminais.

A Samsung, líder de vendas do segmento, está neste momento a equacionar a utilização de baterias da empresa Amperex Technology Limited (ATL) para conseguir disponibilizar os novos Galaxy Z Fold4 e Galaxy Z Flip4 a um custo final mais acessível.

A informação chega através do site de informação coreano The Elec que explica que a ATL é um dos maiores fabricantes de baterias para equipamentos eletrónicos de consumo e um dos fornecedores da Apple, na linha de produção do iPhone.

No caso de a parceria entre a Samsung e a ATL concretizar-se, esta será a primeira vez que a empresa sul-coreana vai recorrer a baterias diferentes da sua subsidiária SDI para os terminais dobráveis.

Recentemente foi também noticiado que a LG poderia tornar-se fornecedora de baterias da Samsung, o que indica que a empresa tecnológica está a tentar aumentar o seu portfólio de fornecedores.

Na prática, o que a Samsung está a fazer é tentar baixar os custos de produção. Ao ter mais fornecedores do mesmo componente, estes terão de "lutar" entre si e fazer mais concessões para obterem o contrato de fornecer peças à gigante sul-coreana.

Saliente-se que as baterias não são o componente mais caro na produção de um smartphone dobrável. A grande fatia dos custos, como não podia deixar de ser, vai diretamente para os ecrãs que, além de serem dois, têm que ser flexíveis para permitir que o smartphone cumpra a sua função de dobrável.

Mas apesar de as baterias não representarem um custo demasiado elevado, podem ver os seus custos reduzidos e contribuir para uma maior poupança na produção dos equipamentos.

Especificações esperadas no Samsung Galaxy Z Fold4

Entretanto, vários rumores começaram já a avançar algumas das especificações que podemos esperar ver no modelo dobrável Galaxy Z Fold4.

Espera-se então que o Galaxy Z Fold 4 chegue equipado com o processador Snapdragon 8 Gen 1 Plus, fabricado com o processo de 4 nm. Por outro lado, deve apresentar-se com um design de dobradiça única que fará com que seja mais fino que o modelo anterior, além de poder incluir também uma slot para a caneta S Pen da Samsung.

É também apontado que o dobrável esteja equipado com o sensor de 108 megapixéis que atualmente faz parte das especificações do modelo topo de gama Galaxy S22 Ultra. Ao que tudo indica, as câmara frontais do Galaxy Z Fold 4 vão também ser melhoradas, em relação ao modelo anterior, ainda que não se conheça até ao momento se a melhoria será ao nível da resolução, com sensores com mais pixéis, ou se a alteração serão novos recursos.

Editores 4gnews recomendam:

  • Samsung: mais um terminal 5G acessível a caminho da Europa
  • Samsung é lider imbatível em smartphones 5G Android com este modelo de sucesso
  • Samsung Galaxy S22 FE não fará parte dos planos da empresa
Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt