O próximo smartphone dobrável topo de gama da Samsung chegará, ao que tudo indica, durante o mês de agosto. Em causa está o Samsung Galaxy Z Fold 5 com eixo de dobra vertical e formato de livro, ou pequeno tablet focado sobretudo na produtividade.
Até lá, como já é hábito, temos múltiplas fugas de informação a levantar o véu de secretismo do smartphone Android. Ora, tal é o caso da nova partilha perpetrada pelo leaker OnLeaks através da rede social Twitter, em parceria com a publicação SmartPrix.
Samsung Galaxy Z Fold 5 mantém-se fiel ao design da geração atual
O material ora em apreço chega-nos assim através da fonte supracitada, com ótimo histórico de fiabilidade. Dito isto, na minha opinião este pode efetivamente ser o aspeto final do próximo smartphone dobrável da marca líder de mercado, o Samsung Galaxy Z Fold 5.
Em causa estão várias imagens digitais, vulgo renders do Samsung Galaxy Z Fold 5 com poucas alterações aparentes para este dispositivo móvel. Há pouco de novo a notar nesta representação do possível telemóvel dobrável com base neste material.
Contamos com câmaras fotográficas de 50 MP + 12 MP + 10 MP, além da proteção conferida pelo vidro Gorilla Glass Victus 2 e certificação IPx8, além do suporte para a S-Pen e o sistema operativo Android 13 com a One UI 5.1.1.
Alterações diminutas para a próxima geração do smartphone dobrável
A traseira do possível Samsung Galaxy Z Fold 5 mantém a saliência ou ilha de câmaras fotográficas com três óticas verticalmente alinhadas. Temos também o flash dual-LED mais na lateral, além de margens mais curvas com design algo mais simples.
Em todo o caso, apesar das similitudes entre a geração atual e o possível Samsung Galaxy Z Fold 5, o look está algo mais limpo e até mais elegante. Mais ainda, o telefone aparenta estar um pouco mais fino, ainda que de momento não seja possível ter certezas.
O processador empregue pela Samsung será o Snapdagon 8 Gen 2 da Qualcomm com até 12 GB de memória RAM e 1 TB de armazenamento interno.
Espessura ligeiramente reduzida para os novos dobráveis
O ecrã exterior ou secundário manterá o seu aspeto geral, alto e estreito, ao passo que o ecrã interior apresenta um formato quase quadrado. Por outras palavras, ambos os elementos permanecem muito idênticos à geração atualmente nas lojas.
Por outro lado, tudo aponta para uma redução considerável da espessura do smartphone quando fechado. Até ao momento esta é uma das principais oportunidades de melhoria de geração para geração e a marca sabe disso.
O ecrã principal deve apresentar uma "tela" de 7,6 polegadas, AMOLED, com alta taxa de atualização a 120 Hz. Já o ecrã exterior terá 6,2 polegadas, AMOLED, também com taxa de atualização a 120 Hz.
Telemóvel dobrável mais fino quando estiver fechado
Segundo as fugas de informação até à data o Samsung Galaxy Z Fold 5 medirá 154,9 x 67,1 x 13,5 mm quando estiver fechado. Isto em si significa que o produto será mais discreto no bolso e na mão face aos antecessores.
Para tal, a tecnológica sul-coreana terá desenvolvido um novo tipo de dobradiça que permita maximizar a durabilidade, ao mesmo tempo que a espessura do produto fica agora reduzida.
Por outro lado, quando aberto o telefone medirá 154,9 x 129,9 x 6,3 mm, portanto ligeiramente menor que a atual geração com a exceção da espessura de cada secção.
Por fim, aguardamos agora pela apresentação oficial dos novos dobráveis, algo que deve ter lugar durante o próximo mês de agosto de 2023.
Editores 4gnews recomendam: