Samsung. Em breve teremos memória UFS 3.0 nos Samsung Galaxy

Rui Bacelar
UFS 3.0 armazenamento interno Samsung Galaxy S8 Samsung Galaxy S9 memória interna
Sede da marca em San Jose, CA

A sul-coreana Samsung é uma das maiores empresas do mundo. Desdobra-se em vários departamentos, desde o mobile que nos trará o Samsung Galaxy S9, até ao departamento de Displays. Importante é também o seu departamento de semi-condutores e a produção de memória UFS 3.0. Aliás, veja-se o último relatório fiscal da marca, até mesmo na produção de processadores já terá superado a Intel (em receitas).

Olhemos agora para os semi-condutores. Olhemos para os chips e mais concretamente para as memórias. Está aí uma novo padrão, uma nova versão de armazenamento flash 3.0, o padrão UFS (Universal Flash Storage) 3.0. Tal como foi definido pela JEDEC Solid State Technology Association, a entidade competente para criar e definir os novos padrões na indústria micro-eletrónica.

Vê ainda: Apple vende menos iPhones mas lucra mais com o iPhone X

Agora, este mesmo padrão UFS 3.0 está a ser desenvolvido para que seja aplicado a dispositivos móveis e sistemas de computação. Ambos requerem uma grande performance e um baixo consumo energético.

Note-se que o armazenamento UFS é utilizado em vários produtos, desde os smartphones (exemplo disso são os Samsung Galaxy), tablet e computadores como os Chromebooks. Tal como nos conta a publicação Sammobile, é apenas uma questão de tempo até surgirem as primeiras aplicações de memórias UFS 3.0 em smartphones e não só.

Memória UFS 3.0, o dobro da velocidade para os Samsung Galaxy

Isto é motivo para nos alegrar-mos. Note-se que, face à geração anterior (UFS 2.1), o novo padrão UFS 3.0 vem duplicar a largura de banda (velocidade de leitura e escrita). Terá uma velocidade de transferência de dados de 11.6Gbps por faixa. Poderá atingir um valor máximo de transferência de dados a 23.2Gbps. Será também mais eficiente no consumo energético com uma nova "fonte" a 2.5V. Algo que permite uma diminuição no consumo de energia para a mais recente tecnologia NAND.

UFS 3.0 memória Samsung Galaxy S9 armazenamento interno - cópia
O novo módulo de memória da gigante sul-coreana com 512GB

De uma forma muito simples, o que é que isto significará para o utilizador dos Samsung Galaxy e posteriormente de outros smartphones e dispositivos móveis? Ora, com estas novas soluções de memória UFS 3.0 os dispositivos serão mais rápidos. Mais velozes, mais fluídos e potentes nas tarefas do dia-a-dia.

É uma questão de tempo até vermos um Samsung Galaxy com memória UFS 3.0

Além disso, os dispositivos com estes novos módulos de memória também deverão apresentar, pelo menos em teoria, uma melhoria na autonomia. Uma vez que esta nova memória UFS 3.0 consumirá menos energia para operar, o smartphone não terá que lhe entregar tanto "sumo".

O novo padrão também apresenta novos mecanismos no controlador do módulo de memória. Todavia, esses terão aplicação no setor automóvel e não no mercado mobile de smartphones e dispositivos móveis. Note-se que as memórias UFS 3.0 devem ser capazes de suportar temperaturas extremas. Desde os -40º até aos 105ºC para que sejam utilizados na indústria automóvel.

A Samsung foi a primeira fabricante a produzir a primeira solução UFS para uso na indústria automóvel. Começaram em setembro passado e baseia-se no atual padrão UFS 2.1. Aliás, foi também a marca que fabrica os Samsung Galaxy a primeira em 2015 a criar uma memória UFS 2.0.

Desta forma não temos qualquer dúvida de que será esta mesma Samsung a mesma a apresentar solução de memória para os seus dispositivos com o novo padrão UFS 3.0. É apenas uma questão de tempo.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Xiaomi Mi 7, Huawei P20 ou Samsung Galaxy S9? Quais as expectativas?

Samsung Galaxy Note 8 está a receber atualização de segurança

Samsung Galaxy S9 Active e Galaxy Note 9 foram “confirmados”

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Quando não está a escrever um artigo ou a gravar algum vídeo, o Bacelar tem por hábito saborear um bom livro, descobrir novas bandas sonoras ou simplesmente desfrutar do sol, na companhia de quem mais gosta (MM).