Samsung Galaxy S9 terá que puxar pela divisão mobile da Samsung

Rui Bacelar
Samsung Galaxy S9 Plus Android Evan Blass
Evan Blass já nos mostrou os novos dispositivos. Os S9 precisam de animar o departamento Mobile

A sul-coreana Samsung é composta por vários departamentos. Várias divisões e apesar de no geral ter registado um novo recorde de lucros, nem tudo está assim tão perfeito...Com efeito, hoje a fabricante publicou o seu relatório fiscal relativo ao 4º e último trimestre de 2017. Quando chegarem, os Samsung Galaxy S9 e Galaxy S9 Plus verão neles depositada uma grande responsabilidade.

Comecemos pelo panorama geral antes de avaliar as vários degraus da escada para o sucesso. Em primeiro lugar, nos últimos três meses a Samsung registou um lucro de 14.13 mil milhões de dólares. Trata-se de um novo recorde de lucros no que à performance trimestral diz respeito.

Vê ainda: Galaxy S9 à vista, Huawei P20 logo depois, Apple iPhone X em risco?

Todavia, ao olharmos para os fatores e departamentos que contribuíram para tão bela cifra começamos a ficar preocupados. Este sucesso não pode ser atribuído ao departamento mobile da Samsung. Longe disso.

Aliás, todo o departamento responsável pela criação e desenvolvimento dos Galaxy S9 e Galaxy S9 Plus tem estado sobre constante pressão. Algo que se deve a uma multiplicidade de fatores. A crescente competitividade das fabricantes chinesas e, confiando na palavra da agência Canalys, a Xiaomiterá ultrapassado a Samsung no 2º maior mercado mundial, a Índia.

Samsung Galaxy S9 ainda não chegou e já tem uma grande pressão nos seus "ombros"

Note-se ainda que as preocupações com o departamento mobile estão longe de chegar ao fim. Tendo por base o relatório oficial (PDF), podemos ver que ainda há muito trabalho pela frente. Aliás, antes de chegarem os Samsung Galaxy S9 e Samsung Galaxy S9 Plus o cenário ainda pode piorar. Se é que vai melhorar? Só o tempo o dirá. Tudo dependerá da sua aceitação junto do público e da conjugação de vários fatores.

Olhemos agora para os dados referentes à divisão Mobile, ao departamento encarregue pelos Samsung Galaxy S9 e demais smartphone se dispositivos móveis. Nos últimos três meses de 2017 este departamento registou um volume de receitas de 23.8 mil milhões de dólares. Fechariam o último trimestre de 2017 com um lucro consolidado de 2.2 mil milhões de dólares.

Tal como os S6 antes de si, os Galaxy S9 serão cruciais para a Samsung

Samsung Galaxy S9 Android Oreo Samsung Galaxy S6 Android Oreo ibtimes
Tal como o S6 antes de si, os Galaxy S9 terão uma grande responsabilidade ©reuters

O valor das receitas permaneceu inalterado face ao período homólogo de 2016. Ao passo que o lucro operacional diminuiu um pouco face ao 4º trimestre de 2016 em que a Samsung fechou as contas com 2.34 mil milhões de dólares.

Agora, já com as atenções postas nos Samsung Galaxy S9 e Samsung Galaxy S9 Plus, a marca atribui as "culpas" aos gastos durante a quadra natalícia. A fabricante sul-coreana menciona ainda que o volume de smartphones vendidos diminuiu no último trimestre de 2017. Algo que se deve à otimização da linha de baixo custo (Galaxy J).

Samsung está a otimizar o seu segmento de entrada

Apontam ainda que as vendas dos dispositivos topo de gama como os Galaxy Note 8 foram comparáveis às do trimestre anterior. Note-se que a Samsung não especifica quantidades. Não revela números exatos. Dá-nos algumas estatísticas mas nada de números e unidades exatas no que aos smartphones concerne. Desta forma, é difícil precisar exatamente quem vendeu quanto e de quê.

A fabricante espera que o seu departamento mobile volte a melhorar durante 2018. Isto à medida que os consumidores vão procurando substitutos para os seus smartphones. Aqui a marca coloca a tónica na substituição de smartphones premium. É uma clara referência às suas expectativas para os Samsung Galaxy S9 e Samsung Galaxy S9 Plus.

Avançam também que o segmento de gama média e de entrada continuarão a ser otimizados (provavelmente com dois produtos para cada segmento, à imagem dos Galaxy A8). Estas são algumas das estratégias apontadas pela Samsung para dar uma reviravolta no seu segmento mobile.

Linhas de entrada e gama média necessitam de "ajustes"

Samsung Galaxy S9 Samsung Galaxy A 2018 Samsung Galaxy A8 2018 1
As linhas de entrada e gama média estão a ser otimizadas.

Já por outro lado, a própria empresa teme e está ciente que durante o primeiro trimestre a procura por novos smartphones será má. Sofrerá com a sazonalidade. Isto uma vez que os novos produtos como os Galaxy S9 e Galaxy S9 Plus chegarão em março aos mercados. Até lá, a fabricante sul-coreana espera manter os números ao reforçar a sua aposta e divulgação dos Galaxy A8 e Galaxy A8 Plus (2018).

Samsung Galaxy S9 e Galaxy S9 Plus chegam dia 25 de fevereiro

Em suma, o cenário ainda deverá piorar antes de começar a dar sinais de melhoria. Certo é que, quando chegarem ao mercado, os Galaxy S9 e Samsung Galaxy S9 Plus terão sobre si uma enorme pressão.

Todo o departamento mobile quer ver os seus números a subir. Todos os esforços deste departamento vão certamente para este produto que deverá chegar às lojas nas semanas imediatas à sua apresentação. Esta terá lugar no dia 25 de fevereiro.

Perante a pressão das construtoras chinesas, tanto a Samsung como a Apple precisam de aprimorar os seus topos de gama. Dotando-os de armas mais do que suficientes para convencerem um consumidor que dispões, cada vez mais, de mais ofertas no mercado mobile.

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Na escrita e comunicação repousa o gosto, nas leis a formação. É na tecnologia que encontrou o seu expoente máximo e na 4gnews a plataforma ideal para a redação e produção de vídeo.