Samsung Galaxy S9 Android
Aqui é bem evidente a quantidade abundante de adesivo que prende a bateria firmemente à estrutura do smartphone. ©iFixit

Os Samsung Galaxy S9 e Samsung Galaxy S9 Plus estão equipados com uma bateria de 3000mAh e 3500mAh, exatamente a mesma capacidade dos seus antecessores. Posto isto, é sempre bom saber como podes aproveitar ainda mais a bateria destes equipamentos Android.

Mais ainda, estas baterias estão encarregues de alimentar os ecrãs de 5.8 e de 6.2 polegadas, tecnologia Super AMOLED e resolução Quad-HD. Podes sempre carregar a bateria destes topos de gama Android via wireless se tiveres um carregador para tal, contudo é sempre bom saber como poupar alguma bateria.

Vê ainda: 37 aplicações gratuitas na Google Play Store para o teu Android

Cumpre ainda salientar que, por pre-definição, a resolução dos Samsung Galaxy S9 e Samsung Galaxy S9 Plus é de Full-HD+. Mesmo assim são mais de 4 milhões de pixéis que têm de ser alimentados e iluminados. O resultado? Resultados perfeitamente medíocres, pelo menos de acordo com os primeiros testes de benchmark e testes de autonomia.

De qualquer forma, a menos que jogues Pokemon Go (ou algo equivalente), terás autonomia para 1 dia a um dia e meio de autonomia. Outro ponto que merece ser salientado é o facto de o carregamento sem-fios ainda ser mais lento do que o carregamento convencional, por cabo. Mesmo assim, não deixa de ser algo bem prático e uma boa adição para esta geração de topos de gama Android.

Como aumentar a autonomia de bateria dos Samsung Galaxy S9?

Passemos agora ao que nos traz aqui. As dicas para aumentar a autonomia de bateria dos Samsung Galaxy S9 e Samsung Galaxy S9 Plus. Como é óbvio terás que abdicar de algumas funcionalidades do equipamento. Começando pelo Always-on display. Note-se que esta função está mais útil do que nunca. Apresenta-te sempre informações no ecrã, desde as horas até às notificações mais importantes. Podes até criar alguns gráficos coloridos mas claro, isto vai acabar por exigir mais das baterias de 3000mAh e 3500mAh. Samsung Galaxy S9 Android

Em suma, apesar de estar mais útil e personalizável do que nunca, caso não utilizes ou vejas utilidade no Always-on display desliga-o. Para tal vai até DefiniçõesEcrã de Bloqueio e Segurança – AOD. Aí poderás personalizar e/ou desativar completamente esta função. Vais poupar um pouco de bateria nestes dispositivos móveis Android.

1 – Desativa o Always-On Display nos Samsung Galaxy S9

Olhando para as tarefas / componentes que mais energia consomem nestes topos de gama Android, logo a seguir ao ecrã e ao processador durante sessões de jogo temos as aplicações. As Apps. Os aplicativos. Aquilo que dá alma aos nossos Samsung Galaxy S9 e Samsung Galaxy S9 Plus e sem o qual já não vivemos. São elas que acrescentam cor e produtividade aos nossos equipamentos.

Vê ainda: Samsung não está preocupada com a concorrência oriunda da China

As aplicações são responsáveis por muito do consumo energético. Muitas delas vão acordar o CPU (processador) para se atualizarem e receberem notificações. Sobretudo quando estamos sempre ligados à Internet, seja através de Wi-Fi ou dados, as Apps vão procurar novas informações.

Ora, se mudar o tema para algo mais escuro ou utilizar um papel de parede (Wallpaper) escuro ajuda bastante quanto temos um ecrã OLED, há mais a fazer. Poderás e deverás monitorizar de perto quais são as aplicações que mais energia consomem no teu Android. Por norma acabam por ser as Apps de mensagens como o Facebook Messenger ou algum serviço equivalente.

2 – Restringe / gere as Apps de mensagens no teu Samsung Galaxy S9

Felizmente aqui o Android Oreo tem um controlo rigoroso daquilo que cada App pode ver, fazer ou utilizar quando não está a ser usada pelo utilizador. Isto é, quando estão a correr em segundo plano ou “background”. Isto dá a possibilidade ao dono do smartphone de inspecionar quais são as Apps mais famintas e de lhes “cortar” o acesso à bateria. Todavia, poderás perder a recepção de notificações, algo crucial em Apps de mensagens / chat.

Para tal vai até às Definições no teu Samsung Galaxy S9 e / ou Samsung Galaxy S9 Plus. Agora carrega em Manutenção do Dispositivo. Em seguida seleciona a opção Bateria. Alternativamente poderás escrever “Bateria” na caixa de pesquisa dentro das definições para ires logo ter ao menu indicado.

2.1 – Define também as Apps que te podem apresentar notificações

Agora, vai às Apps (aplicações) não otimizadas / monitorizadas. Aí deverás escolher cuidadosamente (com base no teu uso), as apps que devem ficar isentas e livres para continuar ativas. Por norma temos o Facebook Messenger e o Gmail. Estas serão as Apps que não serão “adormecidas” pelo sistema operativo Android.

Android Samsung Galaxy S7 Huawei P20 Pro Samsung Galaxy S9 Android Oreo
Os novos topos de gama da fabricante sul-coreana já chegaram oficialmente ao nosso país.

Poderás ainda definir as Notificações que queres realmente receber. Dentro das Definições poderás escolher o tipo de alerta para cada uma das Apps e quais as aplicações que poderão lançar notificações. Este é outro dos trunfos do Android Oreo.

3 – Utiliza o Samsung Internet e não o Google Chrome – Navegador

Algo que continua a estar presente nos smartphones da Samsung são algumas aplicações repetidas. Mais concretamente os navegadores ou browsers. Neste caso temos a presença do Google Chrome e do Samsung Internet. Utiliza este último e não a alternativa da Google. O Chrome acaba por consumir mais bateria.

Caso passes grande parte do teu dia a fazer pesquisas e a navegar na Internet então aconselho-te a utilizar o navegador nativo da Samsung. Esta aplicação está perfeitamente otimizada, até para dispositivos com 1 ou menos GB de memória RAM. Podes encontrar aqui os detalhes deste browser nativo da Samsung, presente na Google Play Store.

Espero que estas dicas te ajudem a tirar mais proveito do teu topo de gama Android. Caso tenhas interesse podemos avançar mais uma edição em breve.

 Outros assuntos relevantes:

Xiaomi. 3 smartphones Android, 3 apostas ganhas, em breve em Portugal

Huawei P20 vê as suas principais características reveladas no Twitter

Samsung não está preocupada com a concorrência oriunda da China

Fonte | Via 

Quando não está a escrever um artigo ou a gravar algum vídeo, o Bacelar tem por hábito saborear um bom livro, descobrir novas bandas sonoras ou simplesmente desfrutar do sol, na companhia de quem mais gosta (MM).