A Samsung foi bem-sucedida com o seu processador Exynos nas gamas média e baixa da sua oferta de smartphones.
Mas nos topos de gama registou vários problemas. Agora vai optar por chips Qualcomm, mas o a série Galaxy S25 poderá trazer consigo uma surpresa inesperada: um processador Exynos personalizado.
Samsung ouve críticas e vai disponibilizar a série Galaxy S23 com chips Qualcomm
O processador Exynos, proprietário da Sasmung, tem sido uma fonte de controvérsia para a empresa. Apesar de este ser um chip que funcionou bem nos segmentos de entrada e média gama, nos modelos premium registou alguns problemas.
Tal situação levou a muitas críticas dos utilizadores e o processador ganhou uma má reputação no mercado; sobretudo depois de o desempenho do chip Exynos 2200 ter sido comparado ao do Snapdragon 8 Gen 1 da Qualcomm.
Na próxima série flagship, Galaxy S23, a Samsung vai optar por disponibilizar apenas smartphones equipados com o processador Snapdragon 8 Gen 2. Informação já confirmada por altos executivos da Qualcomm. Vários modelos Galaxy S23 equipados com este chip passaram já por plataformas de benchmarking.
Ao que tudo indica, a gigante sul-coreana ouviu as críticas e aceitou o destino do seu processador proprietário. Mas, de acordo com as últimas notícias, a Samsung não desistiu e está a planear um regresso do seu chip Exynos.
Série Samsung Galaxy S25 pode marcar o regresso do processador Exynos
Ao que tudo indica, a gigante sul-coreana está a criar uma nova equipa para desenvolvimento de um chip. Esta equipa será liderada pelo vice-presidente executivo Choi Won-Joon que está na empresa desde 2016, mas tem experiência de trabalho na Qualcomm.
A missão desta equipa será desenvolver a primeira CPU personalizada e exclusiva, sob a chancela Exynos. De acordo com o plano inicial, prevê-se que este processador Exynos, feito à medida, chegue com a série Galaxy S25 que vai ser lançada em 2025.
A partir de agora, a equipa tem dois anos para trabalhar no componente e aplicar tudo o que aprendeu com os seus erros. Refira-se que, olhando para o histórico da empresa, a Samsung é muito boa a corrigir os seus erros.
Por essa razão, espera-se que o renovado e personalizado chip Exynos chegue com capacidade para conquistar as exigências do segmento de smartphones premium.
Editores 4gnews recomendam: