Ao comprar através dos nossos links, podemos receber uma comissão. Saiba como funciona.

Samsung Galaxy S24 Ultra review: o melhor Ultra de sempre

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 11 min.

Samsung Galaxy S24 Ultra

Samsung Galaxy S24 Ultra
★★★★★5Excelente

Se procuras o melhor que o segmento Android tem para oferecer, o Galaxy S24 Ultra é o smartphone a considerar em 2024. Muito bem construído, um ecrã fenomenal, desempenho e autonomia que nunca te vão deixar pendurado.

As câmaras mantêm a versatilidade dos modelos anteriores, com a adição de uma teleobjetiva que agora é de 50 MP que produz melhores resultados com zoom. A presença da S Pen é sempre um fator diferenciador e a longevidade está garantida com 7 anos de atualizações prometidos.

Algumas das funções de IA ainda precisam de aprimoramento para português de Portugal. O valor de 1499 € também pode afastar alguns interessados.

Prós
  • Ótima qualidade de construção com painel plano e moldura curva de titânio
  • Excelente ecrã com baixos reflexos, boas cores, fluidez e brilho
  • Desempenho de topo no segmento Android
  • Excelente autonomia para mais de um dia de utilização
  • Câmaras versáteis com qualidade em fotografia, vídeo e zoom
  • Presença da S Pen torna-o um smartphone único para produtividade
  • 7 anos de atualizações prometidas pela marca
Contras
  • Algumas funções de Inteligência Artificial ainda não estão disponíveis em PT-PT
  • É um smartphone caro (começa nos 1499 €)

Desde há alguns anos a esta parte, os smartphones topo de gama da Samsung tornaram-se os equipamentos padrão que todos os concorrentes querem bater. E com o novo Galaxy S24 Ultra esse fenómeno parece manter-se.

Samsung Galaxy S24 Ultra

Samsung Galaxy S24 Ultra

Ecrã: Dynamic AMOLED de 6,8 polegadas 120 Hz
Processador: Snapdragon 8 Gen 3 (4nm)
Memória RAM: 12 GB (LPDDR5x)
Armazenamento: 256 GB, 512 GB, 1 TB
Câmara traseira: 200MP (primária) + 12 MP (ultra grande angular) + 50 MP e zoom ótico 5x (telefoto) + 10 MP e zoom ótico 3x (telefoto)
Câmara frontal: 12 MP
Bateria: 5.000 mAh; carregamento rápido de 45 watts

Ao longo das últimas duas semanas tive oportunidade de testar este novo topo de gama da Samsung. Durante a apresentação, a marca focou-se muito na Inteligência Artificial que encontramos em determinadas funções do equipamento. Mas será isso que torna o S24 Ultra tão especial? Vem descobrir na nossa análise.

Unboxing

A experiência de unboxing está dentro do que a Samsung nos habituou nos últimos anos: simplicidade. É uma caixa pequena, onde encontramos o smartphone na cor Titanium Grey à cabeça e no interior o cabo de carregamento USB-C para USB-C.

Samsung Galaxy S24 Ultra

Como vem sendo habitual, não temos carregador na caixa no topo de gama da Samsung. Por isso, se quiseres tirar o máximo proveito do carregamento de 45 W, terás de ter um em casa ou adquirir um modelo à parte.

Design e construção: chegamos ao olimpo

Embora se possa dizer, à primeira vista, que não há grandes mudanças estéticas no S24 Ultra face ao antecessor, elas existem e estão bem vincadas. O smartphone mantém a disposição das câmaras traseiras, mas à frente opta um ecrã plano.

Após anos a promover e a apostar em painéis curvos, esta é o primeiro Ultra a chegar com um ecrã plano. Para a minha preferência é uma mudança muito bem-vinda e que pessoalmente pedia há muito. Ao contrário da Apple, que tem uma moldura plana, a Samsung opta por manter alguma curvatura nesta.

Samsung Galaxy S24 Ultra

Isso beneficia o S24 Ultra na sua ergonomia, tornando-se um equipamento que embora volumoso, é mais agradável de segurar. Com 234 gramas continua a ser um smartphone pesado, embora tenha perdido 2 gramas para o antecessor.

No campo da construção, a marca opta aqui por usar titânio ao invés do alumínio. É um material mais leve e resistente e que acaba por trazer uma estética mais sóbria ao aparelho. E há espaço, claro, para a icónica S Pen.

Ecrã: adeus reflexos

O ecrã é outro dos pontos onde o S24 Ultra sofreu várias melhorias, além de se ter tornado plano. Temos um painel AMOLED 2X com tecnologia LTPO de 6,8 polegadas. Tem taxa de atualização dinâmica até 120 Hz e resolução que pode chegar até Quad HD+ (3120 x 1440).

Samsung Galaxy S24 Ultra

Uma das grandes marcas deste modelo é a proteção Gorilla Glass Armor, que a Samsung afirma ser 4 vezes superior ao antecessor. Este novo modelo também passou de um pico de brilho de 1750 para 2600 nits e isso nota-se bastante na hora de consumir conteúdo fora de portas, com sol a incidir.

Para quem gosta de ver filmes e séries ou jogar, diria que este é o ecrã perfeito. Há que destacar que este painel é excelente a eliminar reflexos, graças à cobertura colocada pela Samsung. Mas isso pode trazer cores consideradas menos vívidas no geral.

Áudio: ótima experiência

O áudio já era um dos pontos mais fortes do S23 Ultra e isso mantém-se neste modelo. O S24 Ultra é seguramente um dos smartphones com melhor qualidade de áudio a sair dos seus altifalantes estéreo.

Samsung Galaxy S24 Ultra

Se procuras um equipamento para consumir conteúdo multimédia a usar estas colunas, não te vais arrepender. É simplesmente fantástico. E claro, temos Bluetooth 5.3 para teres a melhor ligação sem fios através de auriculares ou outros dispositivos de áudio por Bluetooth.

Desempenho: poderoso e eficiente

Ao contrário do que fez no Galaxy S24 e S24+, a Samsung coloca no S24 Ultra o melhor processador disponível no mercado: o Snapdragon 8 Gen 3. Este é um processador que traz 30% de mais desempenho e 20% de mais eficiência energética.

Na prática continuamos a ter um desempenho excelente. Nota-se uma maior otimização entre hardware e software por parte da Samsung, que faz com que tenhamos uma experiência de desempenho praticamente imaculada

Pontuação de CPU do Galaxy S24 Ultra no Geekbench 6
Pontuação de CPU do Galaxy S24 Ultra no Geekbench 6

A nossa versão de teste conta com 12 GB de RAM e 256 GB de armazenamento, que é a versão base. Mas tens opções de escolha de 512 GB e 1 TB de armazenamento. Em qualquer aplicação, mesmo em jogos pesados, não vais ter qualquer stress com este smartphone.

Interface: 7 anos de atualizações

O Samsung Galaxy S24 Ultra vem com a OneUI 6.1 baseada no Android 14. E neste modelo a marca deu o passo de anunciar 7 anos de atualizações de software e segurança. Isso significa que, na teoria, o aparelho será atualizado até 2031, com o Android 23.

Esta continua a ser uma interface que divide opiniões, principalmente para aqueles que preferem o Android puro. Vem com muitas aplicações da marca, que poderão não ter interesse para alguns. Mas nada de problemático. É, à data, das interfaces mais coesas e otimizadas no segmento Android.

Samsung Galaxy S24 Ultra

Câmara: experiência versátil

Quando falamos das melhores câmaras num smartphone, todos os anos encontramos numa lista restrita o modelo Ultra da Samsung. E acredito que com o S24 Ultra não será exceção. Este é um smartphone que tem das melhores câmaras disponíveis no mercado e, seguramente, as mais versáteis.

Samsung Galaxy S24 Ultra

O grande destaque vai obviamente para o sensor de 200 MP, que produz excelentes fotografias e vídeos, seja de dia ou de noite. Nota-se a pós-produção própria de um smartphone bem capacitado em termos de software, que pretende melhorar possíveis falhas nas imagens captadas. É com este sensor que vais tirar algumas das melhores fotografias e vídeos no aparelho, assim como fazer zoom de 2 vezes.

Samsung Galaxy S24 Ultra

Samsung Galaxy S24 Ultra

Samsung Galaxy S24 Ultra

Samsung Galaxy S24 Ultra

Samsung Galaxy S24 Ultra

Samsung Galaxy S24 Ultra

Samsung Galaxy S24 Ultra

Abaixo podes ver um exemplo de vídeo captado pelo Galaxy S24 Ultra que partilhámos recentemente nas nossas redes sociais. Foi num hands-on a outro smartphone, e nele consegues perceber a qualidade de áudio do microfone e vídeo com luz artificial com o smartphone a ser segurado manualmente.

Continua a ter uma lente ultrawide de 12 MP, que produz resultados bastante interessantes quando queremos expandir o campo de visão. Mas é na área do zoom que estão as grandes novidades do terminal.

Ultrawide
0,6x
1x
1x
2x
2x

Antes o S23 Ultra contava com duas teleobjetivas de 10 MP. Esta última providenciava zoom ótico até 10 vezes. A grande novidade nesta versão é que o zoom passa para apenas 5 vezes, mas a segunda teleobjetiva passa a ser de 50 MP.

À primeira vista esta é uma mudança que podemos olhar como uma regressão. Mas na verdade o terminal agora consegue entregar melhores resultados nas imagens captadas por esta. E isso nota-se principalmente em condições de pouca luz.

3x
3x
5x
5x
10x
10x
50x
50x
100x
100x

No geral nota-se que as fotografias tiradas pelo Galaxy S24 Ultra possuem bastante detalhe, mesmo sem grande edição. Para quem procura um terminal para produção de conteúdo, este é dos melhores que vais encontrar. E claro, a câmara frontal também cumpre bem o seu papel com o sensor de 12 MP. Embora não seja a melhor que já testámos.

Câmara frontal
Selfie com a câmara frontal

Bateria: excelente autonomia, carregamento podia ser mais rápido

O S24 Ultra mantém-se como uma opção bastante sólida ao nível da bateria. O aparelho combina 5000 mAh com a eficiência do Snapdragon 8 Gen 3. Pela minha experiência, numa utilização normal este tem sumo para um dia e meio a dois dias em uso leve. Mesmo que faças um uso mais intensivo, terás bateria de sobra para um dia completo.

O carregador, como já foi referido, não vem incluído na caixa. Mas o terminal carrega a 45 W com fios e 15 W sem fios. Ambos são números conservadores e que já gostaria que a Samsung aumentasse, para acompanhar de perto a maioria da concorrência.

Samsung Galaxy S24 Ultra

Inteligência Artificial: há um caminho a fazer

Não há como ignorar a aposta da Samsung na Inteligência Artificial neste smartphone, com alguma da tecnologia a ser desenvolvida em conjunto com a Google. Afinal esta é a grande tendência tecnológica do último ano e a marca não quis ficar para trás.

No caso podemos resumir as novidades de Inteligência Artificial no apoio a seis aplicações que podes conferir abaixo: Telefone, Teclado Samsung, Intérprete, Samsung Notes, Gravador de Voz, Samsung Internet e Editor de Fotografias.

Samsung Galaxy S24 Ultra

No geral, estas funcionalidades ainda não acrescentam muito aos utilizadores. Principalmente porque algumas das que envolvem idiomas ainda não se encontram disponíveis em português de Portugal. Algo que só deve acontecer daqui a alguns meses.

Por exemplo, já é possível realizar tradução de chamadas em tempo real. Mas só poderás ter resultados em português do Brasil. No caso do intérprete também podes usar IA para traduzir conversas em tempo real. Mas também aqui ainda estás limitado a português do Brasil.

Uma das capacidades mais interessantes está nas Notas. Além de te poder formatar ou corrigir o texto, a IA tem a capacidade de resumir uma nota. Abaixo podes ver o exemplo em que resumiu dois parágrafos de um texto de uma notícia nossa para dois pontos simples. Mas claro, com ‘sotaque’ brasileiro.

Exemplo de IA na Samsung Notes
Exemplo de IA na Samsung Notes

Na parte da transcrição de áudio através do gravador de voz temos uma compreensão ainda algo deficitária do meu português de Portugal. Como podes ver abaixo será algo que precisa de aprimoramento. Mas por exemplo para transcrever uma entrevista, poderá facilitar e muito o nosso trabalho num futuro próximo.

Exemplo de IA no Gravador de voz
Exemplo de IA no Gravador de voz

O assistente de navegação também te permite resumir ou traduzir conteúdos de páginas web. Mas só o faz se usares o browser da Samsung e, para já, apenas em português do Brasil.

Exemplo de IA a fazer resumo do nosso artigo de primeiras impressões do Samsung Galaxy S24 Ultra
Exemplo de IA a fazer resumo do nosso artigo de primeiras impressões do Samsung Galaxy S24 Ultra

Uma das partes mais interessantes são as funcionalidades de edição de fotografia, semelhantes às do Google Pixel. A minha preferida é a possibilidade de removermos objetos mais ou menos indesejados numa fotografia. Como podes ver no exemplo abaixo removi as pessoas desejadas na imagem em frente ao centro da Porsche. E isto durante a noite.

Imagem antes da remoção de objetos com Inteligência Artificial
Imagem antes da remoção de objetos com Inteligência Artificial
Imagem depois da remoção de objetos com Inteligência Artificial
Imagem depois da remoção de objetos com Inteligência Artificial

Para já ainda são funcionalidades que precisam de ser aprimoradas pois estão em fase embrionária. É bom ver a utilidade que algumas podem ter na nossa utilização diária, mas que precisam de evoluir. E mais que tudo, continuar a ser gratuitas além de 2025.

Conclusão: (provavelmente) o melhor smartphone Android de 2024

Após esta análise, o Samsung Galaxy S24 Ultra parte na linha da frente para ser o melhor smartphone Android em 2024. É um equipamento muito bem construído e que colmatou pontos menos bons do seu design como o ecrã curvo e margens, que agora são mais reduzidas, e um painel com menos reflexos.

Tem desempenho para dar e vender, autonomia que pode chegar aos dois dias e funcionalidades únicas na indústria como a integração com a S Pen e uma Samsung DeX bastante cimentada e estável. E a longevidade está garantida com os 7 anos de atualizações prometidos pela marca.

Samsung Galaxy S24 Ultra

As funcionalidades de IA trazem uma boa camada de utilidade, mas algumas delas ainda não estão disponíveis em português de Portugal. E claro, o preço de 1499 € pode ser um entrave para a carteira de alguns utilizadores.

Se tens um Galaxy S23 Ultra, este não é um smartphone que valha a pena fazer o upgrade, pois as melhorias face ao antecessor são incrementais. Mas para aqueles que têm um dispositivo mais antigo ou simplesmente procuram o melhor que o segmento Android tem para oferecer, este é o smartphone a comprar neste início de 2024.

Samsung Galaxy S24 Ultra

Samsung Galaxy S24 Ultra

Ecrã: Dynamic AMOLED de 6,8 polegadas 120 Hz
Processador: Snapdragon 8 Gen 3 (4nm)
Memória RAM: 12 GB (LPDDR5x)
Armazenamento: 256 GB, 512 GB, 1 TB
Câmara traseira: 200MP (primária) + 12 MP (ultra grande angular) + 50 MP e zoom ótico 5x (telefoto) + 10 MP e zoom ótico 3x (telefoto)
Câmara frontal: 12 MP
Bateria: 5.000 mAh; carregamento rápido de 45 watts

Outras reviews que te podem interessar:

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.