Samsung Galaxy S24 Ultra não usa o mesmo tipo de titânio que o iPhone 15 Pro Max

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 1 min.

A durabilidade dos smartphones torna-se cada vez mais um fator decisivo para os consumidores. Tanto a Apple como a Samsung trouxeram, nesta geração, titânio na moldura dos seus smartphones. Mas a mais recente desmontagem revelou que, no que toca à qualidade do titânio utilizado, a Apple leva a melhor sobre a Samsung.

Zack Nelson, do canal JerryRigEverything no YouTube, dedicou o seu mais recente vídeo ao Galaxy S24 Ultra. No vídeo abaixo este dá um foco especial na quantidade e tipo de titânio usado pela Samsung neste dispositivo.

Samsung utiliza titânio de grau 2 no S24 Ultra. iPhone 15 Pro Max tem titânio de grau 5

Recorreu-se a um scanner específico para identificar os metais, onde se descobriu que a estrutura interna do S24 Ultra é maioritariamente composta por alumínio, enquanto que a moldura exterior é que beneficia do titânio. A grande revelação é que a Samsung utiliza titânio de grau 2 no S24 Ultra. Recorde-se que a Apple colocou titânio de grau 5 nos modelos iPhone 15 Pro e Pro Max.

O titânio de grau 5 distingue-se por ser significativamente mais durável e forte do que o de grau 2. Este é composto por uma liga de titânio, alumínio e vanádio. Além disso, é cerca de quatro vezes mais caro devido à sua qualidade superior. O que, em teoria, confere maior durabilidade à moldura dos modelos iPhone 15 Pro comparativamente ao Galaxy S24 Ultra.

A Apple adota um processo próprio de difusão sólida para unir a banda de titânio ao quadro interior. Já a Samsung recorre a uma técnica de sobreinjeção, onde introduz plástico entre o alumínio e o titânio para ligar os dois metais. Após remover o plástico e o alumínio do corpo do Galaxy S24 Ultra, o youtuber aponta que a Samsung provavelmente investe entre 3 a 5 dólares em titânio no S24 Ultra.

Em contrapartida, a Apple parece gastar entre 10 a 15 dólares do material nos modelos iPhone 15 e 15 Pro Max. Isto não considera o custo adicional de moldar e fundir o metal, mas de uma forma geral, a Apple parece estar a utilizar um titânio de maior qualidade e mais caro na série iPhone 15 Pro comparativamente ao S24 Ultra.

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.