Samsung Galaxy S24 base terá desvantagem na memória que tens que saber

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

Tal como já demos a conhecer anteriormente, a Samsung não deverá mexer nos preços dos seus topos de gama Android. Mas para isso, a empresa deverá conter os custos de produção dos Samsung Galaxy S24.

Um dos pontos onde a empresa irá poupar é nos módulos de memória utilizados no modelo base desta linha de equipamentos. Ou seja, o Galaxy S24 com 128 GB de memória interna chegará com módulos UFS 3.1.

Samsung Galaxy S24 base será lançado com memória mais lenta

Esta informação é avançada por yeux1122 citando fontes próximas das linhas de produção da Samsung. Embora ainda não seja um dado confirmado oficialmente, o historial desta fonte faz com que levemos esta notícia a sério.

Samsung Galaxy S24

Esta fonte afirma que os módulos de memória UFS 3.1 serão utilizados apenas na versão de 128 GB do Galaxy S24. Os restantes modelos deverão chegar com módulos UFS 4.0.

Isto significa que o Samsung Galaxy S24 base será mais lento que os seus companheiros a abrir aplicações e a realizar outras tarefas. Será essa diferença notória numa utilização no dia-a-dia? Isso ainda não podemos afirmar.

Em todo o caso, se fores um utilizador exigente com o teu smartphone, talvez seja uma boa ideia não comprar o modelo base da série Galaxy S24. Certamente ficarás melhor servido com os modelos com módulo de memória UFS 4.0.

As vantagens dos módulos de memória UFS 4.0

As memórias UFS 4.0 são a mais recente tecnologia da Samsung na área de armazenamento para smartphones. Graças a eles, é possível alcançar velocidades de leitura sequencial de até 4200 MB/s. Já as velocidades de escrita podem chegar aos 2800 MB/s.

Quando comparados com os módulos UFS 3.1, os mais recentes são também mais eficientes energeticamente. A Samsung afirma que a poupança de energia pode chegar aos 46%.

Importa ainda notar que a largura de banda dos módulos UFS 4.0 pode atingir os 23.2 Gbps por pista. Estes números são o dobro do registado pelos módulos de memória UFS 3.1.

Segundo a Samsung, este aumento na largura de banda será perfeita para smartphones com ligações 5G que processam um maior volume de informação. Estarão ainda melhor preparados para lidar com tecnologia de Realidade Virtual.

Em suma, os Samsung Galaxy S24 com módulos UFS 4.0 estarão mais preparados para o futuro. Será isto motivo suficiente para riscar o modelo base destes smartphones da tua lista? Isso é algo que só tu saberás com base na utilização que darás ao smartphone.

Editores 4gnews recomendam:

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.