Samsung Galaxy S23 pode perder, em breve, uma vantagem sobre os seus rivais Android

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

Um dos argumentos mais fortes da série Galaxy S23 da Samsung é que todos os modelos são alimentados por uma versão personalizada e mais poderosa do chip de topo da Qualcomm.

Mas, em breve, este flagships podem perder esta vantagem face aos seus rivais. Tudo porque o chip Snapdragon 8+ Gen 2 pode estar a chegar…

Qualcomm pode lançar uma versão otimizada do Snapdragon 8 Gen 2

imagem promocional do processador Snapdragon 8 Gen 2
Em breve, a Qualcomm pode disponibilizar uma versão melhorada do chip Snapdragon 8 Gen 2 Crédito@Qualcomm

Uma das grandes e mais importantes novidades da série Galaxy S23 foi a integração de uma versão personalizada do processador de topo Snapdragon 8 Gen 2.

Esta plataforma especialmente concebida para os flagships Samsung tem uma velocidade de 3,36 GHz e uma frequência de 719 MHz, valores ligeiramente superiores à versão que alimenta os outros smartphones premium do universo Android.

Mais: este chip personalizado inclui também um ISP cognitivo e tecnologia de processamento em tempo real o que melhora o processamento de imagem e vídeo. Acrescente-se ainda o desempenho melhorada da tecnologia de Inteligência Artificial.

Mas de acordo com o leaker Digital Chat Station, esta vantagem da Samsung pode estar a terminar. Tudo porque em breve as restantes marcas de smartphones Android podem vir a ter acesso a uma versão melhorada do referido chip designada por Snapdragon 8+ Gen 2.

Geralmente, a meio de um ciclo a Qualcomm disponibiliza uma versão melhorado seu processador de topo. Tome-se como exemplo, o Snapdragon 8+ Gen 1 que, inclusive, veio resolver alguns problemas (como sobreaquecimento) da primeira versão e que foi exatamente lançado a meio de um ciclo.

Tradicionalmente, estas segundas versões do chip premium chegam também uma velocidade melhorada, por isso é, de alguma forma, seguro supor que este Snapdragon 8+ Gen 2 vai fornecer um desempenho bastante semelhante ao chip personalizado para a Samsung.

Esta é uma boa notícia para as restantes marcas de smartphones do universo Android que podem com este novo chip posicionar-se melhor como rivais da série de topo da Samsung.

É também uma excelente notícia para os utilizadores que vão ter disponível uma maior e mais variada oferta no segmento premium de smartphones.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt