Foi a primeira vez que Samsung Galaxy S22 Ultra e iPhone 13 Pro Max estiveram frente a frente numa competição de processadores poderosos: Snapdragon 8 Gen 1 versus Apple A15.
O palco da competição foi a conhecida plataforma de benchmarking Geekbench 5 e o chip proprietário da Apple foi consagrado o grande vencedor da prova.
Snapdragon 8 Gen 1 e Apple A15 defrontam-se em testes Geekbench 5
Recentemente lançado no mercado, o Samsung Galaxy S22 Ultra é um dos smartphones Android mais potentes do momento e, por essa razão, é natural que comecem a surgir as primeiras comparações com o todo poderoso da Apple, iPhone 13 Pro Max.
E a publicação PCMag resolveu colocar ambos os terminais num frente a frente para saber quem seria o vencedor numa guerra de processadores. Mas primeiro vamos apresentar os concorrentes e a arena do confronto.
A referida publicação para concorrente escolheu o Samsung Galaxy S22 Ultra equipado com o processador Snapdragon 8 Gen 1 e o iPhone 13 Pro Max com o chip Apple A15 aos comandos. A "arena" selecionada foi o teste Geekbench 5 da conhecida plataforma de benchmarking.
iPhone 13 Pro Max deixa para trás Samsung Galaxy S22 Ultra
Agora vamos aos resultados. No teste de multi core o concorrente S22 Ultra da Samsung obteve 3433 pontos enquanto que o iPhone 13 Pro Max alcançou 4647. Já no teste de núcleo único o modelo sul-coreana atingiu os 1232 pontos, sendo que o terminal da Apple registou uma pontuação de 1735 pontos.
Perante tais resultados, o smartphone de topo da empresa de Cupertino é o grande vencedor, ao apresentar resultados significativamente melhores que o modelo premium da Samsung.
Para muitos analistas, estes resultados não são surpreendentes. Tudo porque o Snapdragon 8 Gen 1 da Qualcomm, quando comparado com os seus antecessores, revelou apenas uma ligeira melhoria em relação à geração anterior.
Snapdragon 8 Gen 1 apresenta uma ligeira melhoria em relação ao seu antecessor
Mais especificamente, o Snapdragon 8 Gen 1, em testes Geekbench de single core, mostrou ser 13% melhor que o seu antecessor e apenas 9% superior em testes com vários núcleos. No entanto, a publicação PCMag salienta que em certas tarefas, o novo processador da Qualcomm mostrou ser 20% mais eficiente do que a geração anterior.
Por sua vez, o Apple A15 num frente a frente com o seu antecessor A14, mostrou um aumento significativo de desempenho.
Vale a pena salientar que as pontuações de benchmarking não refletem efetivamente o desempenho dos smartphones numa utilização diária, considerada "normal". No entanto, conferem informações bastante úteis para tarefas exigentes como processamento de imagem e videojogos.
Editores 4gnews recomendam: