Apple: atualização já o teu iPhone e Mac com o iOS 15.3.1 e macOS 12.2.1

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

A gigante de Cupertino disponibilizou na última quinta-feira (10) uma atualização geral para o iOS com a versão iOS 15.3.1 para os Apple iPhone e iPad com o iPadOS 15.3.1. Há também novidades para os computadores Mac eleitos para a atualização macOS 12.2.1.

O novo firmware já está disponível em Portugal e contém, sobretudo, correções de erros, vulgo bugs sentidos no iPhone, iPad e nos computadores Mac. É a mais recente atualização de sistema para os principais produtos e gadgets Apple.

Atualização geral para os Apple iPhone, iPad e computadores Mac

A distribuição de novo software duas semanas após a última grande atualização prende-se com motivos de segurança. Mais concretamente, a chegada do iOS 15.3.1 vem para corrigir uma vulnerabilidade WebKit a ser usada em ataques.

O mesmo se aplica aos computadores, relógios e iPad com a distribuição do macOS Monterey 12.2.1, watchOS 8.4.2 e iPadOS 15.3.1, respetivamente. Em comum têm a correção de erros, bem como a correção da supracitada vulnerabilidade.

Temos também uma correção para os problemas de Bluetooth que eram sentidos nos computadores Mac, além do consumo excessivo de bateria em vários dos portáteis da maçã. Face ao exposto, a atualização do macOS é ainda mais relevante.

Atualizações de segurança que têm de ser agilizadas e instaladas

A par das otimizações de desempenho, como a que é alegada acima, as atualizações agora disponíveis vêm reforçar a segurança dos utilizadores. A importância das mesmas não pode ser menosprezada como a maioria dos leitores compreenderá.

Igualmente digno de nota é a frequência de falhas de segurança detetadas no browser Safari a serem corrigidas pela Apple. Seria mais conveniente tornar o Safari numa app atualizável independentemente do iOS, iPadOS ou macOS para que as necessárias correções de segurança cheguem aos dispositivos o mais rapidamente possível.

Em suma, esta é uma decisão que a Apple tem adiado, mas resta saber quantas mais atualizações "rápidas" a empresa terá que disponibilizar para tomar esta decisão estratégia de isolar, por exemplo, o Safari.

Editores 4gnews recomendam:

  • Xiaomi lidera ranking mundial dos smartphones mais potentes para a AnTuTu
  • Samsung Galaxy S22 em pré-venda em Portugal com oferta imperdível
  • HONOR Magic4: eis as características dos próximos smartphones Android
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.