Samsung Galaxy S22 começam a receber a One UI 5 baseada no Android 13

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

Ainda que com um ligeiro atraso, a Samsung já começou a fase de testes da interface One UI 5. Os primeiros dispositivos a recebê-la serão os seus mais recentes topos de gama Samsung Galaxy S22, Galaxy S22+ e Galaxy S22 Ultra.

A chegada da primeira beta da One UI 5 foi notada na Alemanha e traz consigo a versão de firmware S90xBXXU2ZHV4. Este é apenas o primeiro mercado a receber esta compilação de testes, sendo uma questão de tempo até que mais países se juntem à iniciativa.

Testes da One UI 5 começa com os Samsung Galaxy S22

A primeira beta da One UI 5, baseada no Android 13, era esperada para julho deste ano. Como se comprova, a Samsung atrasou-se ligeiramente no prazo que havia definido para esta importante fase do seu novo software.

Os detentores da gama de smartphones Galaxy S22, na Alemanha, são os primeiros a poderem usufruir das novidades preparadas pela empresa sul-coreana. A lista de novidades é extensa, mas destacaremos as principais implementações da One UI 5.

Samsung One UI 5

Em destaque surgem novas animações gerais para a interface que darão ao utilizador uma sensação de maior fluidez na utilização do seu smartphone. Também o centro de notificações foi alvo de modificações por parte dos engenheiros da Samsung.

É na Galeria que encontrarás algumas das principais novidades aguardas com a implementação da One UI 5. Temos, por exemplo, o Reconhecimento Ótico de Carateres, possibilitando a seleção de texto diretamente de capturas de ecrã.

Trata-se de uma funcionalidade bem conhecida dos utilizadores do Google Lens. Agora, é tempo de a aplicação da Galeria da Samsung suportar nativamente a mesma possibilidade.

A aplicação da câmara receberá uma nova barra de zoom que permitirá ao utilizador aproximar as suas fotos com uma mão. Chegam também marcas de água que possibilitam a inscrição da hora e data em que determinada fotografia foi capturada.

O multitasking poderá agora ser ativado com um gesto, será possível empilhar widgets, filtrar notificações de aplicações mais ativas ou uma melhor funcionalidade de pesquisa nos Documentos. As rotinas da Bixby receberão novas opções, temos novos autocolantes AR com a opção de criar os teus.

A Samsung DeX também recebe novidades, com especial foco na sua barra de tarefas. Haverá um novo botão de pesquisa, notificações de apps aparecerão com um ponto vermelho e um clique com o botão direito dará acesso rápido a determinadas funções das aplicações.

Espera-se que a versão final e estável da One UI 5 seja disponibilizada para os modelos compatíveis em outubro. Até lá, seguem-se vários meses de testes para que tudo esteja afinado quando chegar o momento de oferecer esta interface a todos os utilizadores Samsung.

Editores 4gnews recomendam:

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.