De todas as especificações que têm sido reveladas sobre o novo Galaxy A16 5G, a diagonal do ecrã era uma das componentes que faltavam para termos uma ideia mais concreta do ‘salto’ qualitativo deste novo modelo face ao anterior.
Uma nova fuga de informação parece esclarecer finalmente esta dúvida, ao revelar que o novo Samsung Galaxy A16 5G terá um ecrã com diagonal ligeiramente superior à do painel que equipa o seu antecessor. Mantém-se a resolução máxima, o refresh rate e o brilho máximo.
Com data de lançamento prevista ainda para dezembro, o novo Galaxy A16 5G representa um update significativo face ao modelo A15, também com maior capacidade de processamento, mais opções de memória e de armazenamento e mais opções de software.
Novo ecrã e dois processadores à escolha
A partir de material promocional ao qual a GSMArena teve acesso, ficamos a saber que irá integrar um ecrã Super AMOLED com 6.7" FHD+, com resolução de 1080 x 2340 pixéis e uma taxa de refresh de 90Hz.
Uma das dúvidas que ainda persistem prende-se com os SoC que equipam este modelo: a informação disponível indica a utilização de um SoC Exynos 1330 (octa-core a 2.4GHz e tecnologia de 5nm), mas também de um chipset Dimensity 6300 da Mediatek (octa-core a 2.4GHz e tecnologia de 6nm).
Segundo informações do GizChina, a Samsung deverá optar por um ou outro SoC de acordo com a região/mercado em que lançar o novo smartphone.
'Salto’ no hardware e no software
As restantes especificações do A16 5G, já divulgados pelo 4gnews, passam por opções com RAM de 4, 6 e 8GB, 128GB ou 256GB de armazenamento e bateria de 5,000 mAh.
Um olhar sobre as restantes características apresentadas nos materiais promocionais permite perceber que o A16 5G estará disponível numa caixa com proteção IP54 (poeira e salpicos), com acabamentos nas cores ‘Light Green’, ‘Blue Black’ e ‘Gold’, e onde parece faltar a tradicional interface de 3,5mm para ligação de auriculares com fios.
Por fim, também ao nível do software a Samsung parece querer surpreender. A avaliar pela informação promocional, o novo modelo de entrada de gama irá incluir seis importantes atualizações do Android, bem como seis anos de atualizações de segurança - algo normalmente reservado para modelos bem mais caros.