Samsung Galaxy A14 é o próximo smartphone acessível a chegar em 2022

Rui Bacelar
Comentar

O Samsung Galaxy A14 é o próximo smartphone Android barato a chegar em 2022. A sua existência já foi confirmada pela certificação em várias bases de dados e agências de homologação internacionais, devendo o produto chegar às lojas no início de 2023.

Em causa está um dispositivo acessível, similar ao Samsung Galaxy A04e que, ainda recentemente, fez algumas manchetes pela promissora relação qualidade / preço, mas destinado apenas a alguns mercados. Agora, contudo, tem uma versão global que não tardará a chegar ao mercado.

Este é o aspeto geral do smartphone Samsung Galaxy A14

smartphone Samsung Galaxy A14

Em primeiro lugar, tal como o nome indica, o Samsung Galaxy A14 é o sucessor direto do Samsung Galaxy A13, modelo de entrada ou gama baixa. Dito isto, será um novo telemóvel para quem procura algo básico, barato, mas funcional e relativamente competente.

Em seguida podemos ver vários dos renders ou imagens digitais do smartphone com o design aparentemente confirmado. A partilha deste conteúdo foi feita pelo leaker Sudhanshu Ambhore através da rede social Twitter.

Samsung Galaxy A14 5G renders by casemakers.#GalaxyA14 #Samsung pic.twitter.com/1xAIajmn4J

— Sudhanshu Ambhore (@Sudhanshu1414) 22 de outubro de 2022

Em segundo lugar, contamos com a presença de conetividade 5G neste dispositivo móvel, ou pelo menos numa das suas versões. O mais importante será, efetivamente, o preço de venda ao público deste equipamento, que pode custar até 200 € na Europa.

Design confirmado em várias fugas de informação do Samsung Galaxy A14

Entretanto, também na plataforma SlashLeaks foi submetida a imagem apresentada em seguida com a capa de proteção para o modelo a vir confirmar o seu design. Atente-se no design inspirado nos Galaxy S22, bem como nas margens retas do smartphone.

#Samsung - #GalaxyA14 - Samsung Galaxy A14 5G protective case matches previously leaked design https://t.co/WsPy0ybJQT pic.twitter.com/SuqA7DELUv

— /LEAKS (@Slashleaks) 24 de outubro de 2022

Para além disso, a fuga de informação na SlashLeaks vem confirmar os detalhes e aspeto previamente apontado para o Samsung Galaxy A14 visto já em diversas instâncias graças a fontes distintas.

Entre os destaques do produto temos uma estrutura em plástico, com construção reforçada e margens planas. Ademais, a câmara fotográfica principal, composta por até três sensores, terá uma implementação mais discreta, sem protuberância ou "ilha".

Terá, contudo, um anel em torno de cada módulo fotográfico de modo a criar algum distanciamento entre as lentes e as superfícies em que o equipamento seja pousado. Desse modo, poderá evitar alguns riscos, sem interromper muito o seu design minimalista.

O Android 13 é o sistema operativo do Samsung Galaxy A14

Samsung Galaxy A14 5G received WiFi Alliance Certification with Android 13 and WiFi 5.#Samsung #GalaxyA14 pic.twitter.com/r4fK7lro6N

— Tech Blitz (@TechBlitz5) 21 de outubro de 2022

A propósito, vemos acima a certificação do Samsung Galaxy A14 na WiFi Alliance. Este registo confirma não só a sua existência, como também a presença do sistema operativo Android 13 da Google, com a interface One UI da própria Samsung.

Para além disso, o telemóvel recebeu certificação Wi-Fi 5 como padrão de conetividade sem-fios. Ou seja, não tendo Wi-Fi 6, ou Wi-Fi 6E, tem um dos padrões anteriores, relativamente competentes neste final de 2022.

Samsung Galaxy A14

O dispositivo aparenta ter margens notórias, sobretudo no "queixo". Terá também uma notch para a câmara fotográfica frontal e a presença da porta áudio jack de 3,5 mm, bem como a porta USB do Tipo C, além de um único altifalante na aresta inferior.

Por fim, o Samsung Galaxy A14 chegará em vários esquemas de cor e deve apresentar um leitor de impressões digitais embutido no botão Power, na lateral. A sua apresentação ainda não tem data marcada, mas deve ocorrer em dezembro de 2022.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Na escrita e comunicação repousa o gosto, nas leis a formação. Ocupa-se com as novidades de tecnologia na 4gnews. Email: ruifbacelar@4gnews.pt