Samsung Galaxy A14 5G é o novo smartphone barato a ter em conta, eis o porquê

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

O Samsung Galaxy A14 5G é o mais recente modelo da gigante sul-coreana e o primeiro smartphone da marca líder de mercado a chegar às lojas em 2023. O primeiro lançamento foi anunciado primeiramente na CES Las Vegas, no início de janeiro e começa agora a chegar aos vários mercados globais.

Este telemóvel vem renovar o segmento de gama baixa ou entrada da marca líder, trazendo agora recursos como o acesso às redes móveis de quinta geração, ecrã Full-HD+ e grande bateria. São trunfos até então ausentes dos telemóveis mais baratos do mercado, naturalmente bem-vindos com este novo modelo para 2023.

Samsung Galaxy A14 5G surpreende com boas "specs" e preço acessível

Samsung Galaxy A14 5G
Os vários esquemas de cor e aspeto geral do smartphone Samsung Galaxy A14 5G.

Em primeiro lugar, o preço. Custa desde 229 euros na Europa, tal como demos a conhecer aquando da sua apresentação oficial a 6 de janeiro do presente mês. O telefone é efetivamente bem equipado para o seu escalão de preços e, como podemos observar pelo vídeo apresentado em seguida, da autoria do canal PBKreview, o smartphone é muito fácil de reparar.

Podemos observar o procedimento de abertura do dispositivo móvel, algo que se revela particularmente simples. Isto é importante no contexto de possíveis reparações ou substituições de componentes no futuro. O trabalho dos técnicos de reparação é relativamente fácil neste smartphone, o que acaba por abonar a durabilidade do produto a longo prazo.

Facilidade de intervenção abona a durabilidade do smartphone Samsung

A substituição da sua bateria de 5 000 mA implica a desmontagem e remoção de grande parte dos componentes. Porém, a sua montagem modular vem facilitar a intervenção. Podemos observar todo o processo, revelando os detalhes de construção.

Outra das intervenções potencialmente necessárias, ou comuns são a reparação e substituição do ecrã. O procedimento também implica a desmontagem de grande parte do produto, sendo relativamente simples a sua execução.

O Samsung Galaxy A14 5G está assim preparado para renovar os telemóveis de gama baixa da marca. Não só traz boas caraterísticas técnicas, como uma possível substituição e reparação é algo relativamente simples e prático.

O Samsung Galaxy A14 5G é um smartphone fácil de reparar

Samsung Galaxy A14 5G

As especificações técnicas do Samsung Galaxy A14 5G incluem as seguintes caraterísticas:

  • Ecrã: IPS LCD de 6,6'' Full-HD+ a 90 Hz
  • Processador Exynos 1330 ou MediaTek Dimensity 700 (7 nm)
  • Memória RAM: desde 4 GB
  • Armazenamento: desde 64 GB
  • Câmara principal: Tripla de 50 MP + 2 MP + 2 MP
  • Câmara frontal: 13 MP
  • Bateria: 5000 mAh com carga a 15 W
  • Sistema operativo: Android 13 da Google com a One UI 5
  • Peso: 202 gramas
  • Dimensões: 167,7 x 78 x 9,1 mm

Em suma, com uma construção integral em plástico e relativamente fácil de abrir, trocar componentes e intervencionar quando necessário, este telemóvel promete ser uma boa compra.

O seu valor oscila entre os 199 euros e os 229 euros, pelo que prevemos uma boa adesão ao mais recente modelo da Samsung disponível na Europa.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.