Samsung Galaxy A14 5G: novo smartphone acessível é oficial e já tem data de chegada à Europa

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

Antes de começar o CES 2023, a Samsung apresentou oficialmente, e de forma bastante discreta, o seu novo smartphone acessível Galaxy A14 5G.

O modelo foi agora lançado nos Estados Unidos da América, mas também vai chegar à Europa. Com chegada prevista para abril, a variante europeia terá uma “pequena grande” diferença.

Samsung Galaxy A14 5G chega à Europa em abril com um preço de 229 euros

Samsung Galaxy A14 5G
O Samsung Galaxy A14 5G vai chegar à Europa no mês de abril Crédito@Samsung

Um pouco antes de ter início o CES 2023, a Samsung apresentou o seu mais recente smartphone acessível. Trata-se do Galaxy A14 5G que acaba de ser lançado no mercado norte-americano, mas que vai também atravessar o Oceano Atlântico e chegar à Europa no mês de abril.

Esta é mais uma aposta acessível da marca na série Galaxy A que, exatamente pelos seus preços “amigos da carteira”, tem vindo a registar bastante sucesso entre os utilizadores. A série Galaxy A, aliás, é atualmente uma das fontes de receitas mais relevantes da gigante sul-coreana, por isso a marca tem vindo a apostar no lançamento de modelos nesta família.

E o novo Galaxy A14 5G não será exceção à regra. Ao que tudo indica, quando chegar ao mercado europeu em abril será disponibilizado por um custo de 229 euros. Por outras palavras, por menos de 300 euros os utilizadores vão ter nas mãos não só comunicações 5G, como também o mais recente sistema operativo da Google. Mas vamos a pormenores técnicos.

Especificações do Samsung Galaxy A14 5G

Espera-se que o modelo europeu tenha as mesmas especificações da variante norte-americana agora disponibilizada. No entanto, ambos vão distinguir-se por uma “pequena grande” diferença. Enquanto o modelo europeu será alimentado pelo processador Exynos 1330, proprietário da marca, a variante dos EUA aloja no interior o chip Dimensity 700 da MediaTek.

De resto, o novo smartphone conta com memória RAM de até 6 GB e de até 128 GB de capacidade no armazenamento interno que é expansível através da entrada para cartões microSDXC.

Na parte ótica, o Galaxy A14 5G apresenta uma configuração de câmara traseira tripla com um sensor primário de 50 megapixéis e dois sensores macro e de profundidade, ambos com dois megapixéis de resolução.

A zona frontal é ocupada pelo ecrã LCD de 6,6 polegadas que fornece uma resolução Full HD+ de 2400x1080 pixéis e uma taxa de atualização de 90 Hz.

Chega a executar a interface One UI 5.0, baseada no sistema operativo Android 13, e é alimentado por uma bateria robusta de 5.000 mAh com suporte para carregamento rápido de 15 watts.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Como jornalista de tecnologia assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech ao longo de mais de 20 anos de carreira. monicamarques@4gnews.pt