A democratização da tecnologia é, sucintamente, a possibilidade de um qualquer estrato sócio-económico adquirir com esforço financeiro similar, um determinado produto tecnológico. Desse modo, quando nos é dito que a Samsung prepara um telemóvel gama Galaxy A de configuração dobrável, à surpresa junta-se o otimismo nesta fabricante líder de mercado.
Mais concretamente, é incontestável a dominância da tecnológica sul-coreana do mercado dos smartphones dobráveis, sendo esta a marca que ousou cruzar estes mares nunca antes navegados (com sucesso comercial). Agora, para além dos milionários Samsung Galaxy Z Fold, e dos mais acessíveis, mas ainda assim caros Galaxy Z Flip, teremos um Samsung Galaxy A...dobrável?!
Há um novo telemóvel Samsung barato e dobrável a caminho?!
A incredulidade pauta ainda a nossa perceção da nova fuga de informação, pois há notícias boas de mais para serem verdade. Por outro lado, se há fabricante com as condições logísticas e de infraestrutura necessária para fazer acontecer tal produto, a Samsung é a primeira marca que nos vem ao pensamento.
Importa frisar, em primeiro lugar, que a fonte desta informação, o utilizador de Twitter conhecido por "No name", ou @chunvn8888 não é uma das fontes habituais. Todavia, tem avançado algumas dicas que se revelam acertadas ao longo dos últimos meses. Dito isto, interpretem estas possibilidade com algum criticismo.
O smartphone dobrável barato só chegará entre 2024 e 2025
Tal como adverte o próprio leaker, um telemóvel da gama Galaxy A com configuração dobrável ainda tardará a chegar ao mercado a ser introduzido apenas em 2024, ou 2025. Ou seja, atualmente estará nas fases iniciais de desenvolvimento interno.
Por outro lado, à medida que a Samsung alarga a sua dominância do segmento dobrável, esta possibilidade veste-se de lucidez. É apenas natura que, após cristalizar a sua posição no segmento premium, a Samsung queria estender este "trunfo" também ao segmento de gama média / alta.
Para tal contribuem as previsões das agências de análise de mercado que perspetivam um aumento da procura por dispositivos dobráveis nos próximos anos. Entretanto, a Samsung mostra-se cada vez mais dominante neste setor, com 74% de quota de mercado no segmento dos dobráveis de acordo com a agência Display Supply Chain Consultants (DSCC).
Em suma, apesar da surpresa quando nos inteiramos desta possibilidade, ao analisar as condicionantes de mercado, é uma hipótese que se revela perfeitamente plausível. Ou seja, é provável que a Samsung coloque um novo smartphone no mercado dos dobráveis, ainda mais barato que o seu Galaxy Z Flip.
Editores 4gnews recomendam: