A Samsung revelou que a sua aplicação Health Monitor recebeu o aval para poder ser usada em mais 28 países europeus, onde os utilizadores vão poder monitorizar a sua pressão sanguínea e aceder à funcionalidade de eletrocardiograma. Portugal está entre os países que recebem a tecnologia nos smartwatches Galaxy Watch 3 e Watch Active 2.
A funcionalidade de eletrocardiograma pode permitir a deteção precoce de vários problemas cardíacos como a fibrilhação auricular, raiz de diversas questões de saúde relevantes.
Os problemas cardíacos continuam a ser a principal causa de morte no nosso país, pelo que a chegada do ECG aos smartwatches Samsung ganha especial relevância.
Lista de países que receberam a funcionalidade ECG
- Áustria
- Bélgica
- Bulgária
- Croácia
- República Checa
- Dinamarca
- Estónia
- Finlândia
- França
- Alemanha
- Grécia
- Hungria
- Islândia
- Irlanda
- Itália
- Letónia
- Lituânia
- Holanda
- Noruega
- Polónia
- Portugal
- Roménia
- Eslováquia
- Eslovénia
- Espanha
- Suécia
- Suiça
- Reino Unido
Para fazer a medição é necessário ter instalada a aplicação Samsung Health Monitor no smartphone e dispositivo Galaxy Watch 3 ou Galaxy Active 2.
A Samsung refere ainda que a atualização da aplicação que permite o uso do ECG vai começar a ser disponibilizada a 4 de fevereiro, mas que pode demorar mais alguns dias dependendo da operadora.
Samsung está apostada nas funcionalidades de saúde
Recentemente ficamos a saber que o próximo smartwatch da Samsung pode trazer monitorização da diabetes. A ideia é recorrer a uma técnica não invasiva para determinar os níveis de glucose no sangue.
Mais uma vez Portugal beneficiaria bastante com este tipo de medida, já que a diabetes é também uma das principais causas de morte no país.
É interessante acompanhar a aposta das principais tecnológicas neste mercado da saúde, já que mobiliza o interesse de mais pessoas em utilizar este género de dispositivos.
Mais ainda estamos a falar de melhorias sérias à qualidade de vida dos utilizadores, algo que é sempre muito bem-vindo.
Editores 4gnews recomendam:
- Samsung Galaxy S21 Ultra é 'massacrado' em teste de resistência
- Samsung responde aos rumores acerca do cancelamento da linha Galaxy Note
- Samsung Galaxy S21 não tem uma das principais bandeiras do Android 11