A Samsung deve utilizar uma versão ligeiramente alterada (overclocked) do chipset Snapdragon 8 Gen 2 da Qualcomm, recém-apresentado pela tecnológica norte-americana. Recordamos que este será o processador a equipar os Samsung Galaxy S23.
Importa também frisar que a Samsung, a par da TSMC é uma das poucas fabricantes mundiais de processadores, podendo fabricar o chipset desenvolvido pela Qualcomm. Aliás, tudo aponta para que tal se materialize, com novas informações nesse sentido.
Samsung Foundry fabricará os Snapdragon 8 Gen 2 específicos para os Galaxy S23
A produção do processador desenvolvido pela Qualcomm deve ficar a cargo das fábricas da Samsung Foundry, o ramo da gigante sul-coreana dedicado aos semicondutores.
Naturalmente, estes componentes podem ser fabricados de acordo com especificações da própria Samsung Mobile com vista ao uso nos seus próximos smartphones Android topo de gama.
Ainda que por via da regra a Samsung tenha equipado os seus flagships com processadores Exynos, desenvolvidos e produzidos pela Samsung Foundry para os principais mercados globais, sempre existiram exceções. Mais concretamente, a China, Estados Unidos da América e Canadá em cujos Samsung Galaxy sempre marcou presença um processador Qualcomm.
Um só processador em todos os Samsung Galaxy S23 a chegar ao mercado em 2023
Para 2023 teremos assim a primeira grande alteração de paradigma. Finalmente, teremos um mesmo telemóvel com as mesmas especificações técnicas em qualquer mercado. É o fim das discrepâncias, ligeiras, certo é, de capacidades e processamento.
Dito isto, em todos os smartphones Samsung Galaxy S23 encontraremos o processador Snapdragon 8 Gen 2 da Qualcomm, algo já confirmado por ambas as partes. O que agora surge à tona é o facto de ser a própria Samsung (Foundry) a produzir estes chipsets.
Tal hipótese, deveras possível, vem dar novo alento à tese que avançava um overclock para os Snapdragon a equipar a próxima geração de telemóveis Samsung topo de gama.
Versão otimizada pode ser mais eficiente que a produzida pela TSMC
Atentando ao que é avançado na rede social Twitter pelo leaker @RGcloudS, a versão usada pela Samsung, e produzida também pela Samsung, terá vantagens sobre a fabricada pela TSMC. Note-se que estas serão as duas fábricas capazes, e encarregues, de produzir os novos processadores topo de gama da Qualcomm.
Em suma, teremos uma versão do Snapdragon 8 Gen 2 mais poderosa e / ou eficiente, fabricada pela Samsung, bem como a versão padrão do mesmo processador, fabricada pela TSMC.
Dito isto, é provável que a Samsung produza efetivamente os seus próprios Snapdragon 8 Gen 2. Porém, as diferenças, a existir, terão que ser apuradas em sede de testes de benchmarks aos produtos.
Por fim, contamos com a apresentação da geração Samsung Galaxy S23 no 1.º trimestre de 2023, provavelmente logo em janeiro.
Editores 4gnews recomendam: