Samsung: estes smartphones vão deixar de receber atualizações de Android

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

A Samsung ajustou o cronograma de disponibilização de atualizações e alguns modelos da série Galaxy S10 foram oficialmente descontinuados.

Para estes modelos não vão ser lançadas mais atualizações de software, nem patches de segurança. Mas outros modelos da mesma série ainda vão ter direito a atualizações trimestrais.

Galaxy S10 5G e Galaxy S10 Lite ainda vão ter direito a atualizações de segurança

Samsung Galaxy S10 imagem do smartphone
O Samsung Galaxy S10 foi lançado em 2019 Crédito@Samsung

Periodicamente, a Samsung ajusta a sua lista de equipamentos elegíveis tanto para as atualizações de software (sistema operativo) como para os patches de segurança. Agora efetuou um novo ajuste e alguns modelos da antiga série de topo Galaxy S10 foram oficialmente descontinuados.

Mais especificamente os modelos S10, S10+ e S10e acabam de ser removidos desta página, o que significa que não ser disponibilizados mais atualizações para qualquer um destes smartphones.

O mesmo está a acontecer aos modelos de gama média Galaxy A30 e Galaxy A50. A razão é simples, estes terminais foram lançados em 2019 e, por isso, chegaram ao fim da sua vida útil enquanto equipamento.

Os utilizadores destes modelos Galaxy S10 receberam a última atualização de segurança no final de março deste ano. De acordo o Project Zero Google, essa atualização levantou problemas e terá sido particularmente difícil para os terminais equipados com processador Exynos, ainda que a Samsung nunca tenha comentado tal situação.

Mas atenção que os modelos Galaxy S10 5G e Galaxy S10 Lite estão ainda programados para receber as atualizações trimestrais de segurança, disponibilizadas pela marca. Tudo porque foram lançados posteriormente e ainda são elegíveis para mais alguns benefícios.

De acordo com o site 9to5Google, o Galaxy Z Flip sofreu também um ajuste e deixa de ter atualizações mensais para passar a ter updates trimestrais. No mesmo sentido, os modelos Galaxy A72, M62 e F62, smartphones de gama média lançados em 2021, passam de quatro atualizações por ano para apenas duas.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt