Samsung está prestes a apresentar a sua alternativa ao ChatGPT

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

Um relatório proveniente da Coreia do Sul dá conta dos esforços da Samsung para o desenvolvimento de uma nova ferramenta de Inteligência Artificial. Ainda sem nome atribuído, este será mais um concorrente ao popular ChatGPT.

Esta não é a primeira vez que se fala que a tecnológica sul-coreana estaria a desenvolver a sua própria ferramenta de IA. Contudo, tudo indica que a empresa terá apressado os seus planos e planeia apresentar este produto no final de julho.

Samsung pode revelar o seu rival do ChatGPT no final de julho

Segundo o relatório agora difundido, este projeto está ao encargo da Samsung Research. Esta divisão da empresa coreana terá dedicado um vasto leque de recursos técnicos e humanos para este projeto de modo a apressar o seu desenvolvimento.

Samsung

Aliás, terá mesmo limitado o acesso de outros departamentos aos recursos de GPU da empresa. Isto porque a componente gráfica é muito importante no processo de treino de ferramentas de Inteligência Artificial e esta alocação de recursos demonstra o quão urgente é este projeto.

E maio passado surgiram rumores de que a Samsung estaria a desenvolver a sua ferramenta de IA. Há data, falou-se que tal projeto seria desenvolvido em parceria com a empresa Naver, algo que não se terá concretizado.

O relatório que indica a apresentação desta ferramenta já em junho não menciona qualquer parceria. Ao que tudo indica, os responsáveis pela Samsung terão decidido avançar sozinhos nesta contenda.

IA da Samsung será usada internamente

O relatório em causa afirma ainda que a IA da Samsung será usada apenas internamente, pelo menos numa fase inicial. A sua função será ajudar a impulsionar vários processos de negócios da empresa.

A empresa deseja ter uma ferramenta deste tipo para acelerar processos de desenvolvimento do seu software, resumo de documentos, traduções e outros processos internos. Ela acredita que a "IA pode encurtar drasticamente o período de desenvolvimento de software e design de semicondutores".

A Samsung chegou inclusivamente a conceder aos funcionários do seu departamento de semicondutores acesso ao ChatGPT para acelerar o seu trabalho. Contudo, a ferramenta da OpenAI acabou por revelar publicamente documentos confidenciais, levando a que a Samsung tenha recuado.

É por isso que a Samsung não quer utilizar ferramentas externas para ajudar os processos de negócios da empresa. Com efeito, urge o desenvolvimento de uma IA própria capaz de prestar auxílio aos engenheiros da empresa nas suas tarefas.

Com um evento Unpacked agendado para o final de julho, este poderá ser o palco escolhido pela tecnológica para a apresentação da sua IA. Veremos se isso se concretizará.

Editores 4gnews recomendam:

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.