A Samsung é a marca incontornável no mercado de dispositivos móveis, líder mundial de vendas de smartphones, tablets, relógios e demais gadgets a ser contemplados na categoria "mobile". Dito isto, é também esta a fabricante com maior potencial para mudar o mercado e introduzir pontualmente quebras com o status quo, ou seja, para romper com os paradigmas vigentes.
Assim, se atualmente temos nos seus smartphones dobráveis alguns dos melhores smartphones do mercado - certamente os mais irreverentes - podemos vir a ter um terminal extremamente peculiar num futuro próximo. Ainda que para já seja apenas uma patente, a ideia agora legalmente protegida e pertencente à gigante sul-coreana pode criar novas tendências.
Após a revolução dos dobráveis, este pode ser o próximo Samsung
Tal como demos a conhecer em ocasião anterior na 4gnews, as imagens da patente são ilustrativas da mais recente patente registada pela Samsung, agora divulgada. Importa notar que o processo de proteção da propriedade intelectual em causa deu entrada no órgão competente em meados de 2021, sendo agora oficializado o registo e contemplada a proteção legal.
O que agora nos é apresentado seria um telemóvel como nunca antes visto. Um produto capaz de desafiar a imaginação e embrenhar os engenheiros numa nova odisseia para tornar possível esta ousada visão de futuro além dos Galaxy S22 Ultra.
Não obstante, seria uma visão peculiar, não muito díspar do que a LG tentou fazer com o seu Wing. Bom, o conceito geral de ecrã secundário ou complementar que pode ser aberto ou fechado pelo utilizador.
A Samsung tem experimentado e registado vários designs peculiares para smartphones
Atualmente temos a linha Galaxy S com os melhores telemóveis da Samsung. São um sólido testemunho da sua experiência de mercado e capacidades de produção e desenvolvimento de novos telefones com três soluções sóbrias, ainda que sigam o status quo.
Por outro lado, temos na gama Galaxy Z dois telemóveis atuais que já desafiam as regras. Mais concretamente, o Flip e o Fold, ao que se poderá juntar um terceiro elemento com o ecrã secundário visível nas imagens da nova pantente.
Ainda que considere improvável a sua apresentação em 2022, podendo nunca passar de uma ideia registada em papel / digital. Não obstante, seria um telefone muito peculiar que desafiaria os padrões atuais.
Resta saber, contudo, qual o propósito deste ecrã acessório, não sendo extensível ou rolável, mas sim dobrável ao longo da borda do dispositivo móveis. As imagens e a ideia subjacente cativaram a minha curiosidade, mas o que poderia ser feito com este ecrã?
Esse é, por fim, o verdadeiro desafio para a Samsung e toda a respetiva equipa de produto.
Editores 4gnews recomendam
- Samsung sofre ataque informático de larga escala com roubo de 190 GB
- Samsung Galaxy S22 Ultra é posto à prova em teste de dobragem (vídeo)
- Samsung: estes são os smartphones que vão enfrentar o Apple iPhone SE 2022