A Samsung e a OPPO estarão a trabalhar no sentido de melhorar os seus próprios modems de redes 5G. Ao que tudo indica, ambas as fabricantes estarão atualmente a negociar o licenciamento de patentes pertencentes à Huawei para tecnologia de redes 5G.
Importa frisar que a Huawei é uma das maiores entidades no que à quinta geração de redes móveis diz respeito. É, com efeito, à tecnológica chinesa que pertencem várias das principais patentes tecnológicas nesta área de operações e equipamentos de redes.
Huawei é figura central na tecnologia de quinta geração de redes móveis
Face ao exposto, é apenas normal que, no esforço de melhoria dos seus próprios modems de rede, tanto a Samsung como a OPPO usem implementações baseadas em tecnologia da Huawei. Para tal, necessitam de negociar o licenciamento das respetivas patentes tecnológicas pertencentes à empresa fundada por Ren Zhengfei.
A Huawei foi uma pioneira no mercado de telecomunicações e tecnologia 5G. Aliás, os seus equipamentos de redes e tecnologia é empregue por diversas entidades e operadoras espalhadas pelo mundo, ainda que Portugal não siga este exemplo.
Tal facto resulta das tensões entre os Estados Unidos da América e a China, levantando-se as preocupações de segurança que deram aso ao bloqueio da Huawei. Como tal, várias nações europeias e ocidentais acabariam por ostracizar também os equipamentos e soluções de redes 5G da fabricante chinesa.
OPPO e Samsung estarão a negociar com a Huawei o licenciamento de patentes 5G
Segundo novas informações a Huawei terá firmado um entendimento comercial com a OPPO e com a Samsung de modo a licenciar patentes essenciais para as redes 5G. Assim, ambas as fabricantes poderão continuar a aperfeiçoar as suas soluções e respetivos modems a integrar os seus equipamentos e dispositivos móveis.
Aguardamos agora pela pronúncia da Samsung e OPPO, bem como pelos primeiros produtos que incorporem a esta tecnologia de redes 5G. Ao que tudo indica, as aplicações para estas tecnologias serão cruciais para o desenvolvimento de novas soluções de ambas as fabricantes.
Por fim, esperamos que também o consumidor venha a usufruir de melhores produtos e serviços graças ao novo entendimento entre estas entidades.
Editores 4gnews recomendam: