Iris

Não pestanejes ou corres o risco de perder o ritmo das inovações tecnológicas! Se nos últimos anos a tecnologia de desbloqueio mais badalada tem sido as impressões digitais, num futuro próximo será o padrão único da tua retina.

Depois de a Fujitsu ter lançado o seu Arrows NX F-04G, entre outros pioneiros, parece que esta tecnologia veio para ficar e poderá ser o padrão no que toca à segurança dos smartphones muito em breve. Já desde o ano passado que temos ouvido rumores em que muitas marcas já estavam a pensar incorporar isto nos teus topos de gama mas parece que agora temos algo mais do que rumores.

   

Segundo consta, as gigantes sul-coreanas LG e Samsung, estão a trabalhar nas suas respectivas soluções e módulos que permitam incorporar o reconhecimento do padrão da retina nos seus dispositivos móveis, vulgo leitor de íris. Notícias empolgantes e que se podem materializar já nos flagships de 2016.

Apesar de nenhuma destas afirmações estar oficialmente confirmada, não é de tudo surreal pensar que tanto a LG como a Samsung possam estar a desenvolver um leitor de íris para os seus próximos equipamentos, até porque a Fujitsu já desenvolveu a sua solução e já a está a comercializar.

Num mercado cada vez mais saturado de equipamentos e em que é cada vez mais difícil destacar-se e inovar onde quer que seja, prevejo um futuro auspicioso para esta tecnologia de leitor de íris. Agora se isto trará alguma melhoria às nossas vidas, se terá alguma relevância prática ou será apenas algo bonito para se mostrar, isso permanece uma incógnita.

Por experiência própria digo que o desbloqueio com impressão digital pode ser bastante útil, é mais prático do que um desbloqueio com código ou padrão, sendo igualmente seguro. Será que precisamos mesmo de um leitor de íris?

Talvez queiras ver:

 

Quando não está a escrever um artigo ou a gravar algum vídeo, o Bacelar tem por hábito saborear um bom livro, descobrir novas bandas sonoras ou simplesmente desfrutar do sol, na companhia de quem mais gosta (MM).