Samsung e Google unem esforços para fazer frente ao Apple Vision Pro

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

Ainda que tenha cancelado os seus projetos relacionados com Realidade Aumentada, a Google não desistiu e juntou forças com a Samsung para criar o rival do Apple Vision Pro.

As duas gigantes tecnológicas contam também com a colaboração da Qualcomm e o resultado desta parceria pode já ser apresentado em meados de 2024.

Funcionários Google questionam tempo de desenvolvimento de novo headset

imagem de uma mulher a usar um headset de realidade mista
O headset da Google e Samsung conta também com a colaboração da Qualcomm Crédito@Pexels/Pixabay

Google e Samsung formaram uma parceria para desenvolver um headset rival do Vision Pro da Apple. As duas empresas contam também com a colaboração da Qualcomm neste projeto ambicioso que pode apresentar o resultado já em meados de 2024.

O projeto, que para já tem o nome de Moohan, deverá apresentar-se com um design semelhante ao headset Apple e executar o sistema operativo Android XR.

Mas alguns funcionários da Google levantaram já questões relacionados com o tempo de desenvolvimento deste projeto. Consideram que as gigantes tecnológicas podem não ter tido tempo suficiente para criar um produto que impressione efetivamente os utilizadores.

Recorde-se que a Google conta com uma divisão AR/VR há já vários anos, mas que terá cancelado todos os projetos nesta área para “abraçar” a parceria com a Samsung.

Apple Vision Pro com problemas na cadeia de produção

A Apple conseguiu antecipar-se a tudo e todos e no evento WWDC deste ano apresentou o seu headset Vision Pro. Ainda que o novo dispositivo esteja só disponível no mercado no início de 2024, logo a seguir à sua revelação mostrou como pode impressionar, pelo menos os investidores. Em junho, o preço das ações da Apple disparou, tendo registado um novo recorde.

Mas nem tudo está a correr pelo melhor à empresa de Cupertino. Devido ao design complexo do Vision Pro, a sua produção foi reduzida para 400 mil unidades em 2024.

Recorde-se que o headset está equipado com 12 câmaras, cinco sensores, seis microfones e vai executar um sistema operativo Apple especialmente concebido para o efeito.

Por outro lado, o preço previsto que será superior a três mil dólares poderá também afastar alguns utilizadores interessados com orçamentos mais reduzidos. E terá sido por estas duas razões que a Apple reviu o objetivo de vender um milhão de unidades do Vision Pro, no primeiro ano da sua disponibilidade.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt