A agência de análise de mercado Canalys partilhou nesta última sexta-feira (27) o seu mais recente relatório de vendas onde apura o estado do mercado global de dispositivos móveis. As conclusões vêm no seguimento do relatório prévio, confirmando as alterações no tecido global com a Samsung e Apple a cair, ao passo que várias fabricantes chinesas crescem.
O terceiro trimestre de 2023 - período em apreço - comportou uma quebra de 1% face ao período homólogo de 2022. Com efeito, nos últimos três meses terão sido vendidos 293,4 milhões de smartphones em todo o mundo, corroborando o relatório preliminar divulgado a 17 de outubro.
Canalys confirma retração da Samsung e Apple no 3.º trimestre de 2023
Agora com estatísticas definitivas, a Canalys pode assim dar conta da evolução das principais marcas e respetiva participação no mercado global. A Samsung continua em primeiro lugar com 20% de quota de mercado graças aos 57,4 milhões de equipamentos vendidos.
Em segundo lugar, a Apple, com 17% de quota de mercado, seguida de perto pela Xiaomi com um total de 14% de quota de mercado durante o 3.º trimestre do ano. Importa clarificar que os dados da Xiaomi contemplam também as vendas da Redmi e da POCO.
Logo em quarto lugar temos a OPPO, fabricante onde se incluem também as vendas da OnePlus e Realme desde a sua fusão em 2021. Por outro lago, em 5.º lugar temos o grupo TRANSSION, o conglomerado que detém as marcas TECNO, Infinix e iTel.
Redmi 12 foi um dos responsáveis pelo crescimento da Xiaomi
Ecrã: 6,79 polegadas IPS LCD
Resolução: 2400 x 1080 pixeis Full-HD+
Taxa de atualização: 120 Hz
Processador: Helio G88 (12nm) da MediaTek
Memória RAM: desde 4 GB
Armazenamento interno: desde 128 GB
Câmara traseira: 50 + 8 + 2 MP
Câmara frontal: 8 MP
Bateria: 5.000 mAh
Carregamento rápido: 18 watts
Lançamento: junho de 2023
Segundo avança Sanyam Chaurasia, analista sénior da agência Canalys, um dos motivos para a recuperação da Xiaomi, e respetivo crescimento no trimestre em apreço, foram as boas vendas dos modelos Redmi. Em particular do smartphone Redmi 12, bem como do Redmi 12R, uma das suas variantes mais baratas, um sucesso junto dos mercados emergentes.
Por outro lado, o grupo TRANSSON teve um crescimento impressionante graças às vendas realizadas sobretudo junto dos mercados africanos. Ainda que a inflação se fizesse sentir, aponta Sanyam Chaurasia, que o mercado se adaptou às flutuações de preços, com a procura pelos smartphones a manter-se intacta.
Por fim, o analista referiu ainda o impacto positivo, para as vendas, dos novos modelos de smartphones dobráveis a chegar ao mercado, bem como as estratégias para a sua promoção. Seja a gama Galaxy Z Fold 5, ou o Galaxy Z Fold 5, bem como o OPPO Find N3 ou o novo OnePlus Open, são cada vez mais os dobráveis a captar a atenção dos consumidores.
Editores 4gnews recomendam: