Samsung dominou 2019 em vendas de telemóveis! Huawei e Apple ficaram longe

António Guimarães
António Guimarães
Tempo de leitura: 1 min.

O mais recente relatório da empresa de estudos de mercado Gartner, revela as marcas de telemóveis que mais venderam em 2019. Como seria de esperar, temos a Samsung como fabricante número um a nível mundial, seguida da Huawei, Apple, Xiaomi e Oppo.

É importante salientar que estes números se referem a unidades vendidas, não enviadas das fabricantes. Assim sendo, conseguimos ter uma ideia bastante precisa do desempenho em vendas destas marcas, no que foi um ano de várias reviravoltas no mundo da tecnologia.

A supremacia da Samsung é inegável, com quase 300 milhões de unidades vendidas e uma quota de mercado enorme de 19,2%. Em comparação a 2018, é um mero aumento de 0,2% mas um aumento de qualquer forma.

Apesar de tudo, Huawei continua estável em segundo lugar

Todos sabemos dos problemas que a Huawei teve em 2019, começando pela ordem de prisão da filha do fundador e indo até ao banimento da empresa por parte dos Estados Unidos. A empresa esteve envolvida em várias controvérsias mas mesmo assim conseguiu obter crescimento anual.

A Huawei vendeu 240.6 milhões de unidades de telemóveis, terminando o ano com 15.6% de quota de mercado. Comparativamente a 2018, a empresa cresceu 2.6% em quota e aumentou as suas vendas em 38 milhões de unidades. Nada mau para um ano atribulado para a gigante chinesa.

Apple testemunhou uma descida no crescimento anual

Os anos de 2018 e 2019 marcaram uma recuperação da Apple, no que toca a vendas de iPhones. O equipamento mais icónico da empresa estava com um grande decréscimo em vendas, até à apresentação do iPhone XR, que ajudou a Apple a recuperar o mercado asiático.

A mesma proeza repetiu-se com o do iPhone 11, uma opção ainda mais económica que o iPhone XR, se compararmos os preços no dias de lançamento. Mesmo assim, a Apple teve um decréscimo anual de 1,2%, terminando o ano com uma quota de 12,6% e 193 milhões de equipamentos vendidos.

Editores 4gnews recomendam:

  • Apple (quase) roubou a coroa à Samsung como maior vendedora de telemóveis
  • Samsung Galaxy A21. Design e Especificações revelados antes do tempo
  • Estes são os 10 smartphones Android mais potentes de fevereiro de 2020
António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.