Samsung destaca-se como fornecedora de chips Exynos Auto à Volkswagen

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

A tecnológica sul-coreana Samsung Electronics está a expandir o seu portefólio de soluções para o mercado automóvel. Em particular, destacamos os seus chips ou processadores concebidos especificamente para os carros elétricos e futuros modelos.

Segundo as informações avançadas pelos meios de comunicação coreanos, a Samsung Electronics fornecerá a indústria automóvel com semicondutores da linha Exynos Auto à alemã Volkswagen (VW), uma das maiores firmas no mercado em questão.

Os chips Exynos Auto equiparão os carros elétricos da Volkswagen

Em boa verdade, o departamento System LSI Division da Samsung Eletronics já tem fornecido as soluções Exynos Auto à Volkswagen, para aplicação destes semicondutores nos seus modelos atualmente em produção desde o início do ano.

Em destaque está o processador Samsung Exynos Auto de última geração. É este o "cérebro" dos painéis de infotainment e centros de informação dos veículos, o system-on-a-chip (SoC) que em muito contribui para a experiência de utilização destes sistemas.

Para a Samsung Eletronics, este é um mercado em crescimento e aposta a manter à medida que os veículos integram mais semicondutores e componentes eletrónicos. Desse modo, a tecnológica afirma a Exynos Auto como marca própria.

Estes chips Samsung já estão presentes nos novos modelos de carros Audi

Com efeito, será sobre a égide da Exynos Auto que mais soluções e componentes serão fabricados especificamente para a indústira automóvel. Note-se ainda que atualmente todos os novos carros Audi integram semicondutores da gama Exynos Auto.

Sendo responsáveis pelo controlo do estado do veículo, navegação, multimédia e entretenimento, estes chips estão presentes em grande número nos carros atuais. Uma tendência que deverá apenas aumentar em todo o grupo controlado pela Volkswagen.

Note-se que a Volkswagen é a casa-mãe que detém a Audi, SEAT, Škoda, Bentley, Bugatti, Lamborghini, Porsche, Jetta e a Ducati. É este o universo detido pela fabricante alemã e onde os processadores Samsung Exynos Auto podem encontrar aplicação.

Importa ainda frisar que o chip em questão - Exynos Auto V9 - é feito de acordo com a litografia de 8 nm. Tem 8 núcleos Cortex-A76 da ARM, uma gráfica Mali-G76 MP18 da ARM e uma NPU (Neural Processing Unit) integrada.

Suporta ainda o sinal de 12 câmaras integradas no veículo e uma resolução máxima de vídeo de 4K a 120 fps com o seu ISP. A lista completa de especificações está disponível na página da Samsung.

A Samsung também fornece componentes à Tesla

Aliás, o grupo VW detém ainda as marcas Scania, Neoplan, Traton e MAN no segmento comercial, pelo que as hipóteses são ainda maiores.

Para a Samsung, esta é uma das parcerias mais promissoras no departamento de chips, sobretudo em plena fase de eletrificação de várias frotas.

Ao mesmo tempo, a Samsung está já a pensar na próxima geração de veículos elétricos e carros autónomos. À medida que também estes veículos se tornam mais comuns, o potencial de negócio para a Samsung aumentam na mesma medida.

Por fim, tal como demos a conhecer em ocasião anterior na 4gnews, a Samsung fornecerá vários componentes para a Tesla Cybertruck. Serão principalmente sensores de imagem, as câmaras que equiparão este veículo.

Editores 4gnews recomendam:

  • Apple A15 Bionic: revelados os segredos do coração dos iPhone 13
  • Xiaomi POCO F3 GT: segredos do ecrã revelados oficialmente
  • Xiaomi disponibiliza a MIUI 12 baseada no Android 12 para estes smartphones
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.