Samsung celebra 40 anos em Portugal de 'tecnologia com propósito'

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 3 min.

A Samsung tornou-se parte integrante da vida dos portugueses. E esta quarta-feira celebrou 40 anos desde a chegada ao nosso país, com um evento realizado no Capitólio, em Lisboa. A 4gnews esteve presente e conta-te tudo.

Desde o início deste evento que ficou bem vincado o objetivo da Samsung: desenvolver tecnologia com propósito. Esta é colocada depois ao serviço do bem-estar social e do desenvolvimento individual e coletivo.

Samsung

Samsung espera fechar 2022 com faturação recorde

Ick Soo Choi, presidente ibérico da Samsung foi o primeiro a subir ao palco. O executivo destacou alguns dos últimos números da Samsung, que espera fechar 2022 com uma faturação recorde. O objetivo será bater os 400 milhões de euros do ano passado.

Samsung
Ick Soo Choi, presidente ibérico da Samsung

Seguiu-se uma sessão em retrospetiva dos 40 anos da marca, com os executivos das várias áreas da Samsung. Nuno Parreira, da divisão mobile, Henrique Pereira, dos eletrodomésticos, Nuno Cunha, TV, Rodrigo Sousa do Visual Display e Ricardo Martins, das Soluções Climáticas.

Lançamento do SGH-250 foi o primeiro grande momento mobile da Samsung em Portugal

Quando questionado sobre o momento mais marcante no segmento mobile, Nuno Parreira enumerou alguns. Primeiro foi o SGH-250, o primeiro telemóvel importado da Coreia do Sul. Posteriormente terá sido a chegada à liderança mobile em Portugal, em 2010.

Nuno Parreira (esq.) e Henrique Pereira (Dir.)
Nuno Parreira (esq.) e Henrique Pereira (Dir.)

Esse foi também o ano em que a Samsung lançou o primeiro Galaxy S, de uma linha de smartphones que se viria tornar icónica. Mais recentemente, Nuno Parreira destaca o lançamento dos primeiros smartphones dobráveis em 2019.

O executivo afirma que “a Samsung vai continuar a apostar no crescimento e na diferenciação no mercado português com uma oferta cada vez maior de equipamentos e soluções inovadoras, e cada vez mais personalizáveis”.

Henrique Pereira destacou a programação que está a ser feita ao nível da eficiência energética. Isto porque permite maior personalização por parte do utilizador que quiser gastar menos. O executivo destacou ainda o Frigorífico Side by Side da Samsung, que é o mais eficiente do mercado atual, embora com classe energética C (com as novas classificações).

Primeiros televisores da Samsung chegaram a Portugal em 1989

Nuno Cunha, quanto aos televisores, fez questão de destacar os primeiros televisores Samsung em Portugal, em 1989. Daí até à família QLED e aos primeiros televisores 8K foi um pulo. O executivo referiu ainda a preocupação ambiental sempre presente, tendo sido a Samsung a primeira a vender televisores com cartão 100% reciclado.

Nuno Cunha (centro)
Rodrigo Sousa (esq.), Nuno Cunha (centro) e Ricardo Martins (dir.)

Quanto aos desafios no campo da sustentabilidade, Ricardo Martins afirma que as soluções de bombas de calor vão crescer mais de 35% nos próximos anos. No seu campo, destacou produtos como a Cassete 360, a bomba de calor ClimateHub e a tecnologia Wind Free.

Por seu turno, Rodrigo Sousa destacou o Smart Monitor, que proporciona aos utilizadores algo versátil entre entretenimento e trabalho. Deu ainda destaque ao recém-apresentado monitor Odyssey Ark, para gaming, que vai dar que falar.

samsung

Marcos históricos Faturação da Samsung:

  • 1999 – Ultrapassado o valor de faturação acima de 100M€ (ainda em período de Escudos)
  • 2006 – Ultrapassado o marco de faturação acima de 200M€
  • 2010 – Ultrapassado o marco de faturação acima dos 300M€
  • 2022 – Prevemos ultrapassar o marco de faturação acima dos 400M€

A Samsung apresenta-nos uma história de evolução, de uma marca sustentada e em quem os portugueses confiam. Venham mais 40 anos.

Editores 4gnews recomendam:

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.