Samsung quer simplificar a assinatura digital através dos smartphones

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 4 min.

Os utilizadores de smartphones Samsung vão poder utilizar a assinatura digital para, digitalmente assinarem documentos e efetuar contratos com valor legal com o mSign da Multicert.

A Multicert é a primeira Entidade de Certificação portuguesa privada credenciada pelo Gabinete Nacional de Segurança para a emissão de Certificados Digitais Qualificados e alia-se agora à Samsung para "descomplicar" a assinatura digital e para a tornar acessível aos utilizadores de smartphones da gigante sul-coreana.

Vê ainda: OnePlus 5T – a nova visão, o novo smartphone da OnePlus já é oficial!

Numa solução conjunta que combina segurança e mobilidade. O projeto piloto foi desenvolvido em Portugal pela Multicert e pela Samsung e é apresentado hoje na inauguração oficial do Samsung Innovation Center, na sede da Samsung, em Oeiras.

Projecto piloto une a Samsung e a Multicert em Portugal

Com o mSign, os utilizadores de smartphonesSamsung Galaxy S8, S8+ e Galaxy Note 8 podem a partir de agora obter uma assinatura digital e assinar validamente contratos e outros documentos diretamente nos seus smartphones, de forma segura e com toda a simplicidade.

Com a assinatura digital do mSign, os contratos podem agora ser assinados à distância, com segurança e também com mobilidade, dispensando a presença de quem assina, o papel, a utilização de um computador e uma pen usb ou um leitor de cartões, mantendo a validade legal.

A complexidade técnica subjacente e os requisitos de segurança física dos contratos levava a que, na prática, acabasse por ser solicitada a presença física do assinante para validar os documentos, o que não responde às exigências de mobilidade dos consumidores e utilizadores atuais.

O atual "modus operandi" conta com várias etapas

Em variadas situações, o mercado já utiliza equipamentos móveis como tablets e canetas digitais.

Tipicamente, o cliente desloca-se ao local designado pelo prestador de serviço, senta-se com o responsável comercial, insere o cartão de cidadão no leitor de cartões ligado a um tablet ou computador (que lê a informação do cartão) e, após preencher e validar os dados, assina com uma caneta digital ou imprime o contrato para o assinar em papel.

Este contrato em papel é depois digitalizado para ser incluído em sistema. O mSign pretende vir a alterar este paradigma e "descomplicar" a assinatura digital. O projeto conjunto da Samsung e da Multicert conjuga várias camadas de segurança que respondem aos standards mais exigentes do mercado.

É um sistema com valor legal que integra desde já o uso de um Certificado Digital Avançado, emitido pela Multicert, com a utilização da tecnologia biométrica de reconhecimento da impressão digital ou da íris, para autenticação, incluída nos mecanismos avançados de segurança do sistema Knox em smartphones Samsung.

No contexto de uma empresa, o mSign, pode já ser utilizada em processos internos de aprovação que requeiram assinatura digital avançada graças a es novo procedimento.

No roadmap da aplicação está já a Certificação Digital Qualificada - assinatura digital que tem valor equivalente à assinatura presencial manuscrita – prevista para o primeiro trimestre de 2018.

Assinatura digital mais fácil e igualmente segura graças aos smartphones Samsung

Esta sinergia permite a utilização, com valor legal, de uma assinatura digital 100 por cento desmaterializada, simples, confortável e segura.

Trata-se da evolução para uma solução tecnologicamente inovadora, que assegura a completa desmaterialização de processos e simplifica a celebração à distância de contratos válidos. Desta forma, todo o processo de assinatura digital seria mais expedito e igualmente seguro.

De acordo com Pedro Paiva, diretor de Mobilidade Empresarial da Samsung Portugal, “o sistema de segurança Samsung Knox garante a proteção dos smartphones Samsung, sem custos adicionais para o utilizador do equipamento.

Este sistema, certificado por 29 agências governamentais de segurança, é diferenciador dos demais presentes no mercado assegurando que apenas o software verificado e autorizado pode ser executado no dispositivo. A segurança Knox protege o certificado digital presente no smartphone”.

Para Jorge Alcobia, CEO da Multicert, “Estes projetos, em que aliamos a inovação à confiança, são para a Multicert aquilo que nos define e que reforçam a empresa que queremos ser.

Simplificar a assinatura digital graças aos smartphones, sem descurar a segurança

Para nós transformação digital é isto: agarrar na complexidade tecnológica que está por detrás de uma solução com os mais elevados padrões de segurança e transformá-la numa solução muito simples e fácil de utilizar por todos nós. E é com orgulho que nos associamos à Samsung para lançar um projeto destes, inovador a nível global”.

O lançamento do piloto desta solução ocorre hoje num espaço também ele inovador, o Samsung Innovation Center (Centrode Inovação), que oferece uma experiência completa com equipamentos da marca, e por isso imersiva, que pretende fazer repensar a ideia do futuro, colocando a inovação tecnológica ao serviço dos diferentes tipos de negócio.

Para mais informações sobre esta, e muitas outras marcas e temas, fiquem atentos às nossas redes sociais como a página de YouTube onde terás também as nossas LiveCasts semanais todas as segundas-feiras às 21:30, hora de Lisboa.

E tu, o que achas desta iniciativa da Samsung, para descomplicar e mediar a assinatura digital através dos seus melhores smartphones?

Assuntos relevantes na 4gnews:

Google Maps mudará de aspecto nas versões Web, Android e iOS

OnePlus 5T – Que diferença fazem estas pequenas melhorias?

Mais do que nunca precisamos de uma marca como a OnePlus

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.