Samsung apresenta oficialmente o novo Exynos 8895

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

Ao longo das últimas semanas, a Samsung tinha vindo a publicitar de forma subtil o seu mais recente processador. Apontado como um Exynos 9, todos fomos levados a pensar que este novo SoC pudesse ter a designação Exynos 9810, mas, afinal, não é bem assim.

Vê também: Presidente da Samsung é preso sob a acusação de tentativa de suborno

O mais recente processador da Samsung foi hoje apresentado de forma oficial como Exynos 8895 e é o primeiro SoC da marca desenvolvido em 10nm. Sim, este processador, que entra agora em produção em massa, será produzido no mesmo processo que o todo-poderoso Snapdragon 835 e dentro das mesmas portas.

Falando agora sobre questões mais técnicas, este novo Exynos 8895 é composto por oito núcleo de processamento. Quatro destes são desenvolvidos pela própria Samsung com a tecnologia Mongoose M2 e outros quatro serão Cortex-A53.

Exynos 8895 será 27% mais potente e 40% mais eficiente

O conjunto destes núcleos de processamento permitirão ao Exynos 8895 uma performance 27% superior e uma eficiência energética de menos 40% face aos anteriores processadores de 14nm. Em termos de conectividade, este novo processador permitirá velocidades que poderão atingir os 1Gbps em Cat.16 ou até 150Mbps em Cat.13.

Em termos de processamento gráfico, o Exynos 8895 inclui uma GPU Mali-G71, que será 60% mais potente que a sua antecessora. Graças a esta gráfica, este novo processador contém um avançado codec MFC que te permitirá a gravação e reprodução de conteúdo em 4K a 120fps.

Há ainda a reportar o potencial fotográfico deste novo processador da Samsung. Qualquer smartphone equipado com o novo Exynos 8895 suportará módulos fotográficos de até 28MP. Não esquecer ainda o novo processador de imagem dupla que, segundo a Samsung, será capaz de te oferecer uma experiência semelhante à de uma DSLR.

Agora que o mais recente processador de topo da Samsung se encontra devidamente apresentado, especula-se que o mesmo possa ser o motor do novo Galaxy S8 em alguns mercados. Por todas as características descritas anteriormente, este Exynos 8895 deverá combater frente-a-frente com o Snapdragon 835 e a sua inclusão no novo flagship da Samsung facilitará as comparações entre ambos.

Outros assuntos relevantes:

Este é o Galaxy S8+, o próximo topo de gama da Samsung

Galaxy S8 e LG G6: datas de comercialização já são conhecidas

Huawei P10 Lite – Preço, Características e Design

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.