Samsung, Apple, Xiaomi ou Huawei: 10 anos no mercado de smartphones

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 1 min.

Quando falamos do mercado de smartphones nos últimos 10 anos, há poucas marcas que se mantiveram no topo consecutivamente. Recordamo-nos de vários picos, e marcas que foram subindo a pulso.

Nos últimos dias os analistas da Counterpoint Research avançaram com um gráfico que mostra quem liderou o mercado mobile nos últimos dez anos. E há um nome que vem consecutivamente a mostrar pulso.

Samsung é líder praticamente indiscutível nos últimos 10 anos

Olhando para esta tabela, a Samsung liderou em praticamente todos os trimestres ao longo dos últimos 10 anos. E isso só não aconteceu em quatro trimestres do final de 2016, 2017, 2019 e 2020 onde foi a Apple a dominar.

O TOP 3 de fabricantes mobile
O TOP 3 de fabricantes mobile em cada trimestre desde 2012. Crédito: Counterpoint Research

Apenas o lançamento de quatro novos iPhone afetou liderança da Samsung

Os últimos trimestres do ano correspondem à altura em que a Apple lança habitualmente um novo iPhone. E é assim normal que consiga abarcar maior número de vendas nesse período, sendo expectável que também lidere no final deste ano de 2021.

Nos primeiros anos do gráfico, era a ZTE a aparecer na terceira posição, sendo posteriormente substituída pela LG. O aparecimento da Huawei levou a que esta fosse consecutivamente a terceira fabricante, assumindo maior preponderância em 2018 quando chegou à segunda posição.

Com o banimento por parte dos Estados Unidos, o gráfico mostra que foi a Xiaomi a saber aproveitar essa saída de cena da Huawei. E com o crescimento sustentado que tem tido, será uma questão de tempo até ameaçar verdadeiramente a liderança da Samsung.

Editores 4gnews recomendam:

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.