Samsung anunciará o Exynos 2100 a 12 de janeiro!

Rui Bacelar
Comentar

A Samsung acaba de confirmar a apresentação oficial do seu próximo processador topo de gama - Exynos 2100 - para o dia 12 de janeiro de 2021. Este será o "coração" que alimentará alguns dos melhores smartphones Samsung Galaxy S21.

Esta efeméride terá lugar dois dias antes da apresentação oficial da gama Galaxy S21 no evento Unpacked dedicado ao trio de dispositivos móveis e, tendo em conta o material promocional, contamos com excelentes novidades para o início de janeiro.

O Exynos 2100 estará presente nos Galaxy S21

#Exynos_is_backA whole new Exynos is coming.January 12th, 2021. pic.twitter.com/d85kT9Xvru

— Samsung Exynos (@SamsungExynos) 18 de dezembro de 2020

O lançamento do novo processador, ou Sistema em Chip (SoC), marcará o regresso da fabricante sul-coreana ao mercado de processadores de topo com o Exynos 2100 a ser um rival do Snapdragon 888 da Qualcomm, atendendo aos teasers.

Apesar de nos últimos anos o desempenho dos processadores Exynos não ter estado à altura dos seus equivalentes da Qualcomm, para 2021 esperamos um regresso em força da Samsung. Isto é o mesmo que dizer que o Exynos 2100 reúne bastantes expectativas e que terá uma grande tarefa pela frente.

Sabemos que o Exynos 2100 utilizará núcleos padrão da ARM, que terá um único núcleo de muito alta prestação (2,91 Ghz), três núcleos de alta prestação (2,81 GHz) e quatro núcleos focados na eficiência energética (2,21 GHz), compondo assim o SoC octa-core.

O quesito gráfico será acatado pela Mali-G78, a GPU que acompanha o CPU e que a litografia deste "motor" será de 5 nm, seguindo assim o padrão mais recente da indústria, também presente nos chips da Huawei, Apple e Qualcomm.

Será uma das melhores alternativas ao Snapdragon 888

O processador Samsung Exynos 2100 estará presente nos Samsung Galaxy S21, provavelmente nas unidades comercializadas na Europa e, como tal, com destino a Portugal. Posto isto, a comparação com os Snapdragon 888 estará na mente dos consumidores.

Por fim, recordamos que a Samsung tem reservado os processadores Snapdragon da Qualcomm para os Estados Unidos da América e para a China. Contudo, os consumidores europeus têm expressado o seu desejo pelos processadores da norte-americana.

Aguardamos agora pela apresentação oficial deste SoC e, pouco depois, pelos Samsung Galaxy S21 a 14 de janeiro. Aí saberemos exatamente qual o processador utilizado nas unidades destinadas à Europa.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Na escrita e comunicação repousa o gosto, nas leis a formação. É na tecnologia que encontrou o seu expoente máximo e na 4gnews a plataforma ideal para a redação e produção de vídeo.