Samsung anuncia S Pen Pro para uma melhor integração com o Galaxy S21 Ultra

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 3 min.

A Samsung revelou ontem a sua nova linha de topos de gama Android. Foram três os modelos apresentados pela sul-coreana, embora o grande destaque tenha sido dado ao Samsung Galaxy S21 Ultra.

Este é o primeiro e único modelo desta linha com suporte para a S Pen. Nesse sentido, a tecnológica coreana revelou ainda duas novas S Pen, incluindo um modelo Pro que desbloqueará todas as ações bem conhecidas deste acessório.

S Pen Pro

S Pen Pro é o acessório ideal para o Samsung Galaxy S21 Ultra

O grande destaque do evento #GalaxyUnpaked de ontem recaiu, naturalmente, sobre o novo trio Galaxy S21. Assim, o anúncio de dois novos modelos da sua caneta digital S Pen passou um pouco despercebido.

É chegado agora o momento de dar o devido destaque aos novos acessórios para o Galaxy S21 Ultra, em especial para a novíssima S Pen Pro. Com a chegada ao mercado prevista para "mais tarde em 2021", esta será a escolha para quem desejar todo o potencial deste acessório.

Há semelhança do que temos visto nos modelos Note, a S Pen Pro virá com conectividade Bluetooth de baixa energia. Isto desbloqueará funcionalidades como as "Air Actions" que possibilitam fotografar à distância ou controlar a reprodução de música no Galaxy S21 Ultra.

Outra das grandes novidades da S Pen Pro é a possibilidade de existirem personalizações de terceiros. São já quatro as entidades associadas a este programa, sendo a mais popular a Wacom.

S Pen Pro poderá ser usada com outros dispositivos Samsung

A S Pen Pro será maior que a versão normal e não será compatível apenas com o Samsung Galaxy S21 Ultra. Este acessório poderá funcionar ainda em conjunto com as linhas Galaxy Note 10 e Note 20 ou com os tablets Galaxy Tab S6 e Tab S7, desde que tenham a One UI 3.1 ou acima.

Galaxy S 21 Ultra

Tal como já se previa, a S Pen Pro será vendida em separado, porém, ainda não é conhecido o seu preço. Visto que o seu lançamento deverá ocorrer nos próximos meses, a Samsung irá partilhar essa informação em tempo oportuno.

Samsung oferece ainda uma S Pen menos potente para quem não quer esperar

Para os que querem já uma S Pen nova para o seu Galaxy S21 Ultra, a Samsung desvendou um modelo mais convencional deste acessório. Esta será menos potente que a S Pen Pro, mas oferecerá as funcionalidades mais comuns.

Fazer apontamentos, assinar documentos, editar fotografias ou simplesmente navegar pela interface são ações possíveis de realizar com esta S Pen. Porém, desaparecem as funcionalidades "Air Actions" que destacam o modelo acima descrito.

A isto deve-se o facto de a nova S Pen não vir equipada com uma bateria, o que inviabiliza a introdução da conectividade Bluetooth na mesma. Este contratempo é ainda resultado de o Galaxy S21 Ultra não ter um local interno para armazenar o acessório e, simultaneamente, carregá-lo.

Esta nova S Pen pode ser adquirida conjuntamente com uma capa Clear View com suporte para o seu transporte. Embora tenha um custo de 89,90€,, este é o pacote recomendado para quem quiser tirar partido total deste acessório de produtividade.

No caso de seres um antigo utilizador Note e ainda teres uma S Pen antiga por casa, é importante notar que ela será igualmente compatível com o Samsung Galaxy S21 Ultra. Todavia, as suas funcionalidades estarão limitadas, tal com o modelo sem bateria revelado ontem.

Editores 4gnews recomendam:

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.