A Samsung tem planos arrojados para o seu segmento de informática para 2024. O objetivo é ultrapassar os MacBook da Apple no que concerne à autonomia e desempenho com a nova geração de portáteis Galaxy Book 4.
A chegar provavelmente no primeiro trimestre do próximo ano, os novos computadores da Samsung deverão integrar os processadores Meteor lake da Intel. Será graças a estes componentes que a sul-coreana poderá ameaçar os seus rivais da Apple.
Processadores Meteor Lake da Intel prometem revolucionar os Samsung Galaxy Book 4
Quando a Apple lançou o primeiro chip M1, ela transformou o mercado com uma solução otimizada para os seus portáteis. Este componente permitiu um salto significativo de desempenho e autonomia nos portáteis da Apple, ainda sem um digno rival.
Contudo, na semana passada, a Intel apresentou uma nova geração de processadores Meteor Lake que serão a maior ameaça aos Apple Silicon. Estes são os primeiros chiplets da Intel, fabricados com a tecnologia Intel 4 baseada na litografia de 7 nm.
Tal como sucede nos Apple Silicon, os Meteor Lake agregam vários componentes vitais numa só peça. Ou seja, apenas um componente reúne o CPU, GPU, NPU e I/O dos equipamentos que utilizem estes processadores.
Esta é uma das maiores evoluções dos componentes da Intel nas últimas quatro décadas. Os seus núcleos CPU prometem uma eficiência energética bastante superior e chegam ainda com uma NPU para mediação de tarefas de IA e machine learning, perfeitamente preparadas para a Inteligência Artificial generativa como o ChatGPT.
Para Pat Gelsinger, CEO da Intel, os seus novos processadores serão bastante competitivas e terão a capacidade de se superiorizar às melhores ofertas Mac e outros. Há um sentimento de otimismo sobre o futuro dos processadores da Intel graças aos novos Meteor Lake.
Estes processadores da Intel apresentam ainda várias inovações ao nível gráfico. A sua GPU conta com oito núcleos com suporte para ray tracing e a tecnologia de upscale gráfico XeSS.
Ao nível de conectividade, os Meteor Lake da Intel suportam Wi-Fi 7, Bluetooth 5.4, HDMI 2.1, DisplayPort 2.1, PCIe Gen 5 e Thunderbolt 4. Ou seja, uma vasta panóplia de soluções e suporte para as tecnologias mais recentes do mercado.
Espera-se que os primeiros portáteis equipados com os Intel Meteor Lake comecem a chegar ao mercado no início do próximo ano. A Samsung não deverá perder a oportunidade de colocar estes componentes nos Galaxy Book 4 para assim se aproximar mais da sua principal rival.
Editores 4gnews recomendam: