Meta tem grandes planos para aproximar os jovens da Inteligência Artificial

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 2 min.

A Meta, empresa-mãe do Instagram, Facebook e WhatsApp, não se poupa a esforços para estar na linha da frente da Inteligência Artificial. Está nos planos da empresa lançar chatbots com personalidades IA, criados especificamente para aumentar o envolvimento dos jovens utilizadores nas suas plataformas.

Estes chatbots, internamente chamados de “Gen AI Personas”, serão lançados num evento da Meta chamado Meta Connect, segundo o Wall Street Journal. Estas personalidades virtuais prometem ser uma lufada de ar fresco e comportamentos mais coloridos, numa tentativa de se alinharem com a rápida ascensão do ChatGPT, que tem registado um crescimento exponencial como uma das aplicações mais populares.

Facebook

Diversidade de personas: a aposta da Meta na interatividade e personalização

A Meta tem planos para desenvolver dezenas destas personas, procurando diversificar as experiências dos utilizadores. Algumas destas personalidades já foram testadas no Instagram, mostrando a capacidade da empresa em adaptar-se aos novos tempos. Entre as personas testadas, encontram-se um “sassy robot” inspirado no Bender, personagem de Futurama, e um “Alvin the Alien”, que levantou preocupações sobre possíveis implicações de recolha de informações pessoais.

Mas a Meta não se fica por aqui. A empresa também tem trabalhado numa ferramenta de criação de chatbots, permitindo que celebridades possam crirar os seus próprios bots para interagir com os fãs. E não são apenas os fãs de celebridades que têm motivos para estar entusiasmados. A Meta está a explorar a criação de chatbots focados em produtividade, que poderão auxiliar em tarefas como a programação.

Dos sassy robots aos avatares: a visão da Meta para a IA

No que toca a desenvolvimentos recentes em AI, a Meta tem estado ocupada. Para além dos chatbots, a empresa tem investido num modelo de linguagem mais potente, tentando rivalizar com o GPT-4 da OpenAI, que suporta o ChatGPT e Bing. Outro projeto interessante é um modelo IA destinado a dar vida aos avatares de Horizon Worlds.

Durante o evento Meta Connect, a Meta irá partilhar mais novidades sobre os seus projetos de metaverso e o novo headset Quest 3. O metaverso tem sido um tema quente, e a Meta, com os seus avanços tecnológicos, promete não desiludir.

Editores 4gnews recomendam:

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.