Ao comprar através dos nossos links, podemos receber uma comissão. Saiba como funciona.

Samsung alcança o seu grande objetivo com smartphones na Europa

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

Os smartphones dobráveis são a grande (e mais recente) aposta da tecnológica sul-coreana desde que decidiu acabar com a linha Galaxy Note. A atenção indivisa da empresa reside agora, pelo menos durante metade do ano, nos seus Galaxy Z Flip e Galaxy Z Fold, indubitavelmente duas das melhores linhas de smartphones dobráveis, tal como o comprovam os seus números na Europa.

A fabricante está muito satisfeita com o desempenho dos seus smartphones dobráveis no mercado europeu. Algo que afirma frequentemente em conferências, apresentações e que sustenta com os números de vendas dos referidos dispositivos móveis. O sucesso dos dobráveis é uma realidade, superando já o volume de vendas da linha Galaxy Note na Europa.

Dobráveis da Samsung já vendem mais que os Galaxy Note na Europa

Samsung Galaxy

Foi em 2020 que a icónica gama Galaxy Note chegou ao fim. Um final que já se fazia anunciar com o advento dos smartphones dobráveis que, já então, conquistavam atenções em todo o mundo e provavam ser uma fórmula fiável para os telefones.

Em todo o caso, as atenções da Samsung concentraram-se efetivamente nos smartphones dobráveis em 2019 com o lançamento do primeiro modelo Galaxy Fold. Logo após, em 2020, ficaríamos a conhecer o dobrável Samsung Galaxy Z Flip de 1.ª geração.

Entretanto, a marca reconheceu o potencial desta nova gama de produtos e, numa ousada mudança de curso, concentrou aqui as suas energias neste formato então a carecer de prova e uso no quotidiano. Agora, volvidos que estão mais de três anos desde a sua chegada e já na quinta geração dos dobráveis, o seu sucesso na Europa é inquestionável.

Sucesso dos smartphones dobráveis para orgulho da Samsung

Samsung Galaxy Z Flip5

Ecrã: AMOLED de 6,7'' Quad-HD+ a 120 Hz / 3,4'' AMOLED (720 x 748 pixeis)
Processador: Snapdragon 8 Gen 2 (4 nm) da Qualcomm
RAM: desde 8 GB
Armazenamento: desde 256 GB
Câmaras: 12 + 12 MP / 10 MP
Bateria: 3 700 mAh a 25 W
Dimensões: 165,1 x 71,9 x 6,9 mm (aberto) / 85,1 x 71,9 x 15,1 mm (fechado)
Peso: 187 gramas

Lançamento: agosto de 2023

"Os nossos smartphones dobráveis mais recentes estão a vender muito rapidamente. Na verdade, as vendas anuais dos nossos dispositivos dobráveis excederam a série Note na Europa", aponta Benjamin Braun, Diretor de Marketing da Samsung Europa.

Mais recentemente, os novos Samsung Galaxy Z Fold5 e Galaxy Z Flip5 foram colocados à venda em 38 países europeus no dia 11 de agosto. Desde então, os dois modelos superaram as vendas iniciais da série Galaxy Note, em que os novos modelos também eram apresentados oficialmente em agosto.

Ainda conforme a marca, segundo as métricas apresentadas durante a conferência de imprensa da Samsung na IFA Berlim 2023, as vendas superaram já os 10 milhões este ano. Isto para os modelos Galaxy Z Fold5, o Z Flip5, bem como os modelos mais antigos.

Futuro de sucesso para os smartphones dobráveis da Samsung

Samsung Galaxy Z Fold5

Ecrã: AMOLED de 7,6'' Quad-HD+ a 120 Hz / 6,2'' AMOLED (904 x 2316 pixeis)
Processador: Snapdragon 8 Gen 2 (4 nm) da Qualcomm
RAM: desde 12 GB
Armazenamento: desde 256 GB
Câmaras: 50 + 10 + 12 MP / 10 + 4 MP
Bateria: 4 400 mAh a 25 W
Dimensões: 154,9 x 129,9 x 6,1 mm (aberto) / 154,9 x 67,1 x 13,4 mm (fechado)
Peso: 187 gramas

Lançamento: agosto de 2023

O sucesso da gama de dobráveis está assim atestado pelos números de vendas avançados pelos peritos da indústria. São valores muito animadores para estes telefones com um novo formato e moldes dobráveis que estão já a estimular também a concorrência.

Há ainda que ser dito que a própria gama Galaxy Note não vendia particularmente bem nas suas últimas gerações. Fruto da popularização dos telefones de grandes dimensões, os Note acabaram gradualmente esvaziados de propósito além da S-Pen.

Em todo o caso, o seu impacto na indústria mobile é indelével e continuará a "viver" nos modelos Ultra da linha Galaxy S, também eles dotados e equipados da S-Pen. Por outro lado, certo é que os dobráveis têm mesmo muita margem para singrar no mercado.

Atentando ainda nas métricas avançadas, na Europa o telefone mais popular é o Galaxy Z Flip5, o formato mais escolhido pelos consumidores europeus. Por fim, as vendas do modelo Flip5 superam as do Fold5 e elegem-no como a escolha dos consumidores.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.