Samsung abandona processador Snapdragon num dos seus smartphones mais populares

Carlos Oliveira
Comentar

Após o lançamento da linha topo de gama Galaxy S22, a Samsung vai canalizar esforços para os segmentos inferiores. Em causa, está a linha Galaxy A que deverá ter no Galaxy A53 um dos mais populares da marca em 2022.

A preparar o lançamento, este Samsung Galaxy A53 já passou pela plataforma Geekbench. Foi através disso que confirmamos a presença do processador Exynos 1200 no seu interior.

Samsung Galaxy A53 virá equipado com o processador Exynos 1200

Tal como podemos constatar pelos resultados partilhados, o Samsung Galaxy A53 comporta um processador com dois núcleos a 2.4 GHz e seis núcleos a 2 GHz. Usa ainda a GPU gráfica Mali-G68 que é habitualmente usada nos processadores da sul-coreana.

Com efeito, denota-se um afastamento dos processadores da Qualcomm num dos equipamentos com maior potencial da marca para 2022. Uma estratégia em linha com a intenção declarada da empresa em dar primazia aos seus próprios processadores.

Foi no final do ano passado que surgiram os primeiros rumores de uma mudança estratégica por parte da Samsung. O intuito seria alargar o espectro de influência dos processadores Exynos em detrimento dos Snapdragon, até nas suas gamas inferiores.

Vale notar que os Galaxy A5x têm um historial de serem lançados globalmente com processadores da Qualcomm. Note-se, por exemplo, o Samsung Galaxy A52s que chegou ao mercado com um Snapdragon 778G.

Galaxy A53 pode ser lançado com dois processadores

Ainda assim, alguns rumores apontam para uma estratégia semelhante à da sua linha de topos de gama. Ou seja, o vindouro Samsung Galaxy A53 poderá ser lançado com duas versões: uma com Snapdragon e outra com Exynos.

Aquela que virá equipada com os processadores da americana será comercializada em mercados selecionados. Já a versão com Exynos 1200 será destinada à maioria dos mercados, nomeadamente à Europa.

Certo é que o Galaxy A53 vai mesmo contar com uma variante com o processador Exynos 1200. Teremos de aguardar pelo seu lançamento para percebermos se este SoC vigorará em todos os mercados ou apenas em alguns.

Editores 4gnews recomendam:

  • É nesta data que vamos conhecer o Samsung Galaxy S22 e o Galaxy Tab S8
  • Samsung Galaxy S22 Ultra: estas são as caraterísticas do smartphone Android
  • Pesquisa Google testa mudanças visuais para o teu smartphone Android
Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tendo já passado por várias casas, a 4gnews é aquela que me segura desde 2015. Com um desejo insaciável de me manter atualizado tecnologicamente, a partilha desse conhecimento é apenas o seguimento natural das coisas.