
80% de bateria e chega
O primeiro truque é não carregares a bateria do teu veículo elétrico até aos 100%. Assim que o carregamento mostrar que a bateria está nos 80%, para de carregar, recomenda a Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos (UVE).
Esta é a carga suficiente ideal que podes conseguir com um posto de carregamento rápido ou ultrarrápido, sem danificares a bateria. Tens outras duas vantagens, poupas dinheiro no carregamento e poupas tempo.
Carregamento não deve demorar mais do que 30 a 40 minutos
A mesma associação recomenda também que os carregamentos em postos rápidos nunca demorem mais do que 30 a 40 minutos.
Na prática, as razões são as mesmas referidas no ponto anterior. Este tempo de carregamento não vai pressionar a bateria, além do condutor não gastar tanto dinheiro ou tempo de qualidade.
Saliente-se que Portugal conta já com vários postos de carregamento rápido e ultrarrápido que estão localizados em autoestradas, hubs de carregamento, áreas de serviço, centros comerciais, entre outras localizações acessíveis.
Recomenda-se que este tipo de postos de carregamento seja usado com menos frequência. Tal como acontece com os smartphones, o carregamento rápido exerce mais pressão sobre a bateria dos veículos elétricos, o que leva a uma potencial diminuição na sua vida útil.
A UVE aconselha vivamente que o condutor conheça a potência em que o seu EV consegue carregar em corrente alternada (AC) e em corrente contínua (DC), antes de escolher um posto de carregamento para o seu carro.