Rumores sobre a MiOS deixam os fãs da Xiaomi em alvoroço

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

A MiOS volta a ser tema de notícia agora que uma fonte fidedigna do mercado tecnológico tocou no assunto. Em causa, a previsão de Digital Chat Station que aponta para o facto de a MIUI 14 ser a última versão da popular interface dos smartphones da tecnológica chinesa.

Esta previsão foi partilhada na rede social chinesa Weibo e rapidamente transmitida pelos meios de comunicação internacionais afetos à tecnologia. Com efeito, o futuro do software da Xiaomi poderia passar por uma nova solução conhecida como MiOS.

MIUI será substituída pela MiOS?

Com mais de 564 milhões de utilizadores ativos mensalmente, a MIUI é uma das interfaces Android mais populares do mundo. Enquanto aguardamos ansiosamente pelo lançamento da sua próxima versão, este rumor coloca o mercado em alvoroço.

MIUI 14

De acordo com a tese levantada por Digital Chat Station, a Xiaomi prepara-se para substituir a MIUI por uma nova solução de software, possivelmente a MiOS. Esta fonte afirma especificamente que a MIUI 14 será a sua última versão.

Uma afirmação estranha se tivermos em conta que a Xiaomi já mencionou a MIUI 15 nos dos seus últimos eventos realizados na China. Caso a empresa tecnológica estivesse a equacionar a sua substituição pela MiOS, possivelmente não falaria dela ao público.

Contudo, a assertividade das previsões que Digital Chat Station nos trouxe nos últimos anos faz-nos crer que este caminho possa realmente acontecer. Mesmo que outras fontes venham prontamente contrariar esta decisão.

Perante este rumor, a publicação Xiaomiui apressou-se a desmentir o lançamento da MiOS como substituta à MIUI 15. Segundo esta fonte intrinsecamente ligada ao software da Xiaomi, os rumores do lançamento de uma nova interface são falsos e infundados.

Esta fonte reitera a existência da MIUI 15, independentemente de quem afirma que a mesma não será lançada. Ademais, aponta o seu lançamento para o final de outubro, ainda que sem um dia em concreto para tal.

Ademais, afirmam que a MIUI 15 está a ser atualmente testada em diversos smartphones Xiaomi, nomeadamente o Xiaomi 13, Xiaomi 13 Ultra, Redmi K60 Ultra e MIX Fold 3. Publica ainda diversas compilações internas deste software, retiradas dos servidores oficiais da Xiaomi, por isso, com credibilidade assegurada.

Perante estas notícias, é importante passar a mensagem aos nossos leitores que nada está garantido relativamente a uma substituição da MIUI pela MiOS em breve. Apesar de vários relatos a apontar nesse sentido, há muitas contradições que nos impelem a ter cautela redobrada com este tema.

Relativamente ao propósito da MiOS, esse ainda não está bem esclarecido. Apesar de a Xiaomi ter uma marca registada com este nome e um domínio para o mesmo, há muitas incógnitas a envolver este software.

Editores 4gnews recomendam:

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.