
1000 km de autonomia e mais de 3 mil ciclos de recarga
As baterias dos carros elétricos são um ponto crucial neste tipo de veículos e, nos últimos tempos, temos assistido a uma franca e bem-vinda evolução neste campo. Recentemente, foi apresentada a nova bateria Jinshi, fabricada pela uma empresa chinesa Gotion que conta com o apoio da Volkswagen.
Trata-se de uma unidade em estado sólido que fornece autonomia para uns incríveis 1000 quilómetros, suportando também mais de 3 mil ciclos de recarga. Foram necessários oito anos para desenvolver esta bateria que tem uma densidade de energia de 350 Wh/kg (via ArenaEV).
Para efeitos de comparação, a bateria Jinshi tem mais 40% de densidade de energia que as unidades ternárias de lítio, comuns nos atuais veículos elétricos.
De acordo com as informações divulgadas, a nova bateria de estado sólido é também bastante segura em ambientes extremos. Consegue funcionar em temperaturas desde os 20º negativos até uns escaldantes 85º.
Linha de produção piloto a funcionar com bons resultados
Apesar de prometer uma autêntica revolução no mundo dos veículos elétricos, a nova bateria Jinshi ainda vai demorar a chegar. Para já, está a ser fabricada numa linha de produção piloto, de pequena escala.
Até agora, os resultados têm sido bastante bons. A Gotion fala numa taxa de rendimento estável de 90%. Por outras palavras, 90% das baterias produzidas nesta linha respondem a todos os requisitos de qualidade.
Mantendo-se estes bons resultados, a bateria Jinshi pode chegar aos primeiros veículos elétricos em 2027. Mas uma produção em massa desta unidade só deverá acontecer no longínquo ano de 2030.