Ao comprar através dos nossos links, podemos receber uma comissão. Saiba como funciona.

RedMagic 8S Pro review: uma verdadeira obra de arte gaming

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 9 min.

Para quem está atento à cena gaming mobile, a RedMagic é uma marca incontornável. Esta tem por hábito lançar duas iterações dos seus smartphones, e 2023 não é exceção. A ‘máquina’ mais recente é o RedMagic 8S Pro.

Este partilha muitas das características e design do seu antecessor que testamos há alguns meses. Mas a grande proposta desta ‘obra de arte’ está no seu desempenho superior, por um preço entre os 649 € e os 799 €. Testei-o nos últimos dias, e neste artigo trago-te a minha opinião sobre o mesmo.

RedMagic 8S Pro

Especificações técnicas do RedMagic 8S Pro

  • Processador: Snapdragon 8 Gen 2 Leading Version
  • Armazenamento: 256 ou 512 GB de UFS 4.0
  • RAM: 12 ou 16 GB de LPDDR5X
  • Ecrã: 6,8 polegadas AMOLED, Full HD+
  • Pico de brilho: 1300 nits
  • Taxa de atualização: até 120 Hz
  • Taxa de amostragem ao toque: 960Hz
  • Ventoinha: ajustável até 20000 rpm
  • Bateria: 6000 mAh, carregamento de 65 W
  • Câmaras traseiras: 50 MP (principal), 8 MP (ultrawide) e 2 MP (macro)
  • Câmara frontal debaixo do ecrã: 16 MP
  • Áudio: altifalantes estéreo e entrada para jack 3,5 mm
  • Conetividade: Bluetooth 5.3, Wi-Fi 7, 5G
  • Sistema: Android 13, RedMagic OS 8
  • Dimensões e peso: 164 x 76.4 x 9.5 mm, 228 g
  • Construção: vidro (à frente a atrás) e alumínio (moldura)

Unboxing

A experiência de unboxing deste RedMagic 8S Pro é das melhores que podes ter. Na sua caixa prateada encontras o próprio smartphone, o cabo para carregamento vermelho USB-C para USB-C e um transformador que carrega o aparelho a 65 W. Infelizmente, nesta unidade, chegou com saída chinesa, pelo que terás de usar outro ou adquir um adaptador à parte. Encontramos ainda a normal ferramenta para ejetar o cartão SIM, e também uma capa transparente para proteger a traseira do equipamento.

RedMagic 8S Pro

Design

Na última geração testei a versão Midnight, que muito me agradou em termos de design. Neste caso, tive oportunidade de testar a versão Aurora que é simplesmente uma obra de arte, tanto na traseira como na parte frontal.

À frente temos o já bem conhecido ecrã total, sem interrupções, com uma câmara frontal escondida debaixo do ecrã que só um olho muito atento encontra. A moldura lateral é construída em alumínio, e atrás temos um acabamento em vidro transparente. Este permite ver alguns dos componentes traseiros.

Entre esses componentes está a ventoinha do smartphone, que lhe fornece um aspeto absolutamente distintivo. Quando esta é ligada, acende uma luz RGB que lhe dá aquele toque gaming que é de salutar. Mas no geral, passa muito bem por smartphone normal, e isso é de elogiar.

RedMagic 8S Pro

Construção

A construção do smartphone, em vidro e alumínio também é muito boa. É um aparelho com margens minúsculas no ecrã, mas é na traseira que vemos a obra de arte que o mesmo é, com a já referida traseira transparente com a ventoinha RGB visível.

A nível de construção, para ser perfeito, talvez fosse interessante ter aqui certificação IP68. Mas para termos uma ventoinha deste calibre com refrigeração em ação quando jogamos, seria difícil pedir algo assim.

RedMagic 8S Pro

Ecrã

O ecrã do RedMagic 8S Pro é provavelmente o meu ecrã favorito num smartphone. As margens são diminutas e simétricas em toda a sua extensão. É um painel AMOLED de 6,8 polegadas que é um prazer para jogar ou para ver uma boa série.

No topo central temos uma câmara frontal debaixo do ecrã. Mas a evolução da RedMagic neste campo é tanta, que só um olho muito atento (e picuinhas) consegue ver a câmara ou sequer ser incomodado por esta.

É um ecrã extremamente fluido, com uma taxa de atualização de 120 Hz e taxa de amostragem ao toque de 960 Hz. O brilho de 1300 nits é mais que suficiente para a minha utilização, mesmo ao sol. Embora pudesse ter já um pico de brilho superior.

RedMagic 8S Pro

Desempenho

O desempenho deste smartphone é a grande novidade face à anterior geração. Traz o Snapdragon 8 Gen 2, mas neste modelo é a Leading Version. Esta é a versão do processador estreada nos Samsung Galaxy S23, e a que 'não oficialmente' podemos chamar de Snapdragon 8+ Gen 2.

A grande diferença são as frequências mais altas que atinge tanto no CPU como na GPU, e que lhe conferem um incremento médio de desempenho de 5%. O que faz com que este smartphone seja provavelmente o mais rápido que encontras neste momento no mercado.

RedMagic 8S Pro

Podes conferir os números fantásticos que alcança, tanto no Geekbench 6, como no 3D Mark abaixo. É um processador que dará para jogares tudo o que quiseres, e em que nunca senti qualquer problema de desempenho. Simplesmente fenomenal neste segmento.

Resultados do RedMagic 8S Pro no Geekbench 6
Resultados do RedMagic 8S Pro no Geekbench 6
Resultados do RedMagic 8S Pro no 3DMark
Resultados do RedMagic 8S Pro no 3DMark

Áudio

O áudio deste equipamento é outro ponto onde temos de fazer elogios. A marca aposta em altifalantes estéreo que te fornecem um som imersivo, e com pouca distorção. Além disso, possuem certificação DTS:X Ultra.

Um ponto muito importante, é que este também possuir entrada para jack 3,5 mm no topo do aparelho. Sejas um audiófilo ou gamer mais ávido, podes ligar os teus headphones ou earphones com fios ao aparelho sem problemas.

RedMagic 8S Pro

Interface

Há que dizer que a RedMagic tem vindo a melhorar neste campo. Testei aparelhos anteriores da marca, e era frequente uma app crashar do nada, termos algumas traduções para português mal feitas, ou demorar a receber atualizações.

Talvez por ter testado o smartphone algumas semanas após ser lançado, fui bafejado com uma versão mais estável da RedMagic OS que opera por cima do Android 13. E as melhorias são notáveis.

Recebi duas atualizações durante o tempo de teste, estando o aparelho na versão mais recente dos patches de segurança da Google. Os erros de traduções são cada vez menos, embora ainda haja trabalho a fazer neste campo.

RedMagic 8S Pro

É de notar apenas ainda alguns crashes inesperados em certas aplicações, mas é algo cada vez mais incomum. É uma experiência de software ainda por polir, mas onde temos um desempenho igual ou superior a smartphones que custam bem mais. Também é salutar que o aparelho chega com poucas aplicações pré-instaladas.

Câmaras

A câmara é, talvez, o ponto menos forte deste aparelho. Mas se formos ser sinceros, quem compra um smartphone gaming a pensar que vai ter uma experiência de fotográfica de topo quando o foco não é esse?

Temos aqui uma câmara traseira de 50 MP, acompanhada por uma ultrawide de 8 MP e macro de 2 MP. É uma experiência de fotografia e vídeo competente, se não fores muito exigente neste campo. Não está ão nível de outros aparelhos em que o maior foco, muitas vezes, são precisamente as câmaras. Mas cumpre o seu propósito.

Selfie tirada com a câmara principal do RedMagic 8S Pro
Selfie tirada com a câmara principal do RedMagic 8S Pro
Foto tirada com a câmara principal do RedMagic 8S Pro
Foto tirada com a câmara principal do RedMagic 8S Pro
Foto tirada com a câmara principal do RedMagic 8S Pro
Foto tirada com a câmara principal do RedMagic 8S Pro

E que dizer da câmara frontal debaixo do ecrã? Já sabemos das limitações: para ter uma câmara frontal assim escondida debaixo do ecrã, há que esperar que a qualidade da câmara frontal de 16 MP seja apenas razoável.

Foto tirada com a câmara principal do RedMagic 8S Pro
Selfie tirada com a câmara frontal do RedMagic 8S Pro

Esta é uma câmara que poderás usar para selfies ocasionais ou para videochamadas. Mas continua a notar-se aquele aspeto meio embaciado nas fotografias, pelo que não esperes uma experiência de topo.

Bateria

A bateria mantém-se aquele ponto onde este smartphone simplesmente reina. Possui uma capacidade de 6000 mAh que dará sem problemas para um dia e meio de uso intensivo de utilização, mesmo a jogar alguns títulos pelo meio. Para aqueles que forem mais poupados, é um smartphone que pode chegar facilmente aos dois dias e meio de utilização.

E que dizer o carregamento de 65 W? É um smartphone que consegues carregar sem problemas entre 35 a 40 minutos dos 0 aos 100%. Neste campo até se poderia pedir carregamento sem fios, mas é um compromisso a fazer para ter um preço mais apelativo.

RedMagic 8S Pro

Aspetos a ter em conta

Sobreaquecimento é algo com que não temos de lidar. Com as 10 camadas de dissipação de calor, a câmara de vapor tridimensional e a ventoinha, é um smartphone que se consegue manter fresco mesmo durante sessões de gaming mais exigentes.

Por falar em sessões de gaming, os seus gatilhos na moldura fornecem uma experiência gaming extremamente responsiva de 520 Hz. Podes contar com um tempo de resposta de 7,4 milissegundos, rei em jogos como Fortnite, Genshin Impact, League of Legends Wild Rift ou Asphalt 9: Legends.

Embora este seja um smartphone que é enviado diretamente da China, trata-se de uma versão global, totalmente apta para o nosso mercado. Não só o aparelho está totalmente em Português, como a rede 4G e 5G funcionam impecavelmente, assim como serviços como o VoLTE.

RedMagic 8S Pro

Conclusão

O RedMagic 8S Pro é dos smartphones mais poderosos que podes comprar no momento. Tem um desempenho simplesmente incrível, ideal para quem quer jogar títulos pesados. E com 512 GB de armazenamento e 16 GB de RAM (na versão de teste), não sentimos falta de nada neste departamento.

Para a qualidade dessa experiência contribui também um ecrã sem interrupções e um som bastante imersivo que o torna especial na hora de consumir multimédia. A bateria de 6000 mAh torna-o num equipamento para uso intensivo de um dia e meio a dois dias, que facilmente chega aos dois dias e meio de uso mais leve.

RedMagic 8S Pro

É claro, não há aparelhos perfeitos e o software ainda tem de ser polido pela RedMagic para ser uma experiência de topo e evitarmos alguns crashes ocasionais de aplicações. Também de notar que a experiência fotográfica não é de topo, e o facto de a câmara frontal estar debaixo do ecrã acaba por se refletir na sua qualidade.

Se estiveres disposto a abraçar esses compromissos, este terminal é um verdadeiro canhão de desempenho, ecrã, bateria e áudio. Para quem quer um smartphone gaming e pretende gastar entre 649 € e 799 €, este é a escolha acertada.

Encontra-lo à venda na Versão Midnight com 12 GB de RAM e 256 GB de armazenamento no site oficial da marca. Esta versão Aurora com traseira transparente custa 799 €, mas também dá um salto para os 16 GB de RAM e 512 GB de armazenamento. A marca envia diretamente para Portugal, e fornece dois anos de garantia na União Europeia.

RedMagic 8S Pro

Processador: Snapdragon 8 Gen 2
Ecrã: AMOLED, 6,8 polegadas, 120 Hz
Bateria: 6000 mAh, 65 W

RedMagic

Design 5
Construção 4,5
Ecrã 5
Desempenho 5
Áudio 4,5
Interface 3,5
Câmara 3,5
Bateria 5
Qualidade-preço 4,5
Pontuação 4,5 - Muito bom

Pontos fortes do RedMagic 8S Pro

  • Design transparente na traseira com ventoinha RGB que apaixona
  • Desempenho de topo do melhor no mercado Android
  • Bateria de 6000 mAh que pode chegar aos 2 dias e meio de uso
  • Ecrã AMOLED sem quaisquer interrupções
  • Câmara frontal debaixo do ecrã não se nota

Pontos a melhorar do RedMagic 8S Pro

  • Câmara frontal debaixo do ecrã tem qualidade abaixo do desejado
  • Experiência de software ainda pode melhorar

Editores 4gnews recomendam:

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.