RedMagic Gaming Mechanical Keyboard review: o jogo ficou mais fácil

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 6 min.

Teclados gaming existem aos montes no mercado. Mas a RedMagic, conhecida pelos seus smartphones gaming, quis que o seu primeiro produto no segmento de teclados para jogar se destacasse dos demais. Por isso criou o RedMagic Gaming Mechanical Keyboard.

Como o próprio nome indica, este é um teclado mecânico gaming. Chega ao mercado com um preço de 199 €, mas com características que o atiram para a lista de melhores produtos do segmento. Vem daí conhecê-lo melhor.

RedMagic Gaming Mechanical Keyboard

Principais características do RedMagic Gaming Mechanical Keyboard

  • Switches TTC Speed Silver V2 desenvolvidas entre a RedMagic e a TTC
  • Estrutura gasket para maior conforto na escrita
  • Ligação à app RedMagic Cloud para ajuste de parâmetros do teclado
  • Base hot-swappable
  • Conectividade tripla: cabo, wireless 2.4G e Bluetooth
  • Bateria de 4000 mAh
  • Teclas PBT
  • Iluminação RGB até 16.8 milhões de cores e 10 modos

Unboxing do RedMagic Gaming Mechanical Keyboard

O Gaming Mechanical Keyboard segue a linha de unboxing dos últimos produtos de gaming lançados pela marca. À semelhança do Gaming Mouse e do RedMagic 8 Pro, temos aqui uma caixa prateada e apelativa.

No interior encontramos imediatamente o teclado e um manual de instruções que também pode servir como poster de uma das mascotes da RedMagic. Adicionalmente encontras o cabo USB-C para USB-C de grande qualidade, e ainda uma ferramenta para trocares teclas e switches se assim desejares no futuro.

RedMagic Gaming Mechanical Keyboard

A minha opinião sobre o RedMagic Gaming Mechanical Keyboard

Design e construção

A RedMagic aposto num design compacto com 100 teclas. Embora tenhamos aqui um keypad para números, a marca conseguiu conceber um teclado que acaba por deixar espaço suficiente na secretária para um rato.

Uma das partes interessantes deste design é a assinatura da RedMagic. Além do lettering que associamos à marca, temos teclas na cor preta, cinzentas e também vermelhas que fazem a diferença em qualquer setup.

RedMagic Gaming Mechanical Keyboard

O design de concha destacável ajuda na limpeza deste teclado. Isto porque acaba por ser simples a remoção dos componentes para limpar o teclado, e assim evitar a acumulação de detritos no interior. A parte de baixo é fosca, e conta com pés de dois tamanhos e uma zona onde fica guardado o dongle 2.4G.

Escrita e latência

Para jogar, a experiência de digitação neste teclado é um verdadeiro deleite para qualquer gamer que se preze. Este conta com switches Speed Silver V2 desenvolvidas pela RedMagic em colaboração com a TTC.

RedMagic Gaming Mechanical Keyboard

O resultado é uma experiência de escrita precisa, não só em cenário de gaming. Isto porque o tenho usado diariamente em cenário de escrita no trabalho, e agrada-me bastante. Estou habituado a teclados mais low-profile, mas este teclado mecânico é simplesmente prazeroso na escrita.

Estas switches têm um som suave, que não deve incomodar os mais sensíveis. A estrutura ‘gasket’ ajuda a essa sonoridade, e a absorver ressonância. Mas claro, como qualquer teclado mecânico, o som faz parte da experiência. E no vídeo abaixo podes ver como soa o RedMagic Gaming Mechanical Keyboard.

Personalização e iluminação

A personalização é um prato-forte neste RedMagic Gaming Mechanical Keyboard. Este conta com uma base hot-swappable, para que os utilizadores possam trocar as switches para outras que bem entendam.

De destacar que a RedMagic afirma que este é um teclado compatível com a maioria dos controladores. Esta base hot-swappable e a estrutura ‘gasket’ fornecem o nível de personalização que qualquer entusiasta necessita.

RedMagic Gaming Mechanical Keyboard

A iluminação RGB é outro dos pontos fortes deste teclado. Este proporciona iluminação personalizável com até 16.8 milhões de cores. Tal permite que qualquer jogador a adapte ao seu mood ou até a desligue, se assim entender. E posso dizer-te que é provavelmente a iluminação mais vistosa que já vi num teclado.

Conetividade e bateria

A conetividade tripla está presente neste RedMagic Gaming Mechanical Keyboard. Desta forma, os utilizadores podem escolher utilizá-lo com o cabo providenciado, que é de grande qualidade, e que agradará aos gamers hardcore.

RedMagic Gaming Mechanical Keyboard

Aos que não querem fios, restam ainda duas opções. Como o teclado tem uma bateria de 4000 mAh, podes ligá-lo ao teu computador utilizando o dongle 2.4G, ou simplesmente conectá-lo a qualquer dispositivo por Bluetooth.

Este modo de conetividade tripla tem uma latência de até 1 milissegundos. Na autonomia, não terás quaisquer problemas. São até 28 horas de autonomia com a iluminação ligada, ou até 200 horas com esta desligada.

RedMagic Gaming Mechanical Keyboard

Como é normal, esta autonomia vai depender da intensidade e dos modos de iluminação que utilizes. Pela minha experiência, ao fim de uma semana de utilização não foi necessário carregar o teclado. O nível de bateria pode ser consultado no pequeno ecrã do mesmo.

De realçar que este teclado tem dupla compatibilidade com Mac e Windows. Por isso, podes utilizá-lo para jogar se tiveres um PC Windows, e usá-lo para trabalhar se gostares de o fazer num computador Apple.

RedMagic Gaming Mechanical Keyboard

Ecrã e App

Por cima do numpad, no canto superior direito temos um dial. Este dial serve para comandar as ações de personalização no ecrã de 1.47 polegadas. Este ecrã permite que possas alterar definições do teclado e do teu computador.

É através deste ecrã que podes personalizar a iluminação do teu teclado de forma facilitada, mas também monitorizar o desempenho do PC ou alterar funcionalidades de volume ou de brilho do ecrã.

RedMagic Gaming Mechanical Keyboard

Se usares a app RedMagic Cloud Smart Control podes ainda fazer personalização adicional recorrendo ao teu PC Windows, e criar macros. A marca também fornece combinações de teclas para funções básicas.

Conclusão sobre o RedMagic Gaming Mechanical Keyboard

Não há como fugir à realidade: a RedMagic acertou em cheio com o seu primeiro teclado mecânico gaming. É um teclado vistoso, como se pede neste segmento, mas que não deixa de também ser funcional.

A iluminação RGB é de topo, e a experiência de escrita ou a jogar também. Graças à roda no canto superior direito e ao pequeno ecrã, podemos fazer controlos simples de brilho ou volume no próprio teclado. A app da RedMagic oferece personalização adicional.

RedMagic Gaming Mechanical Keyboard

Além da estrutura ‘gasket’, este teclado conta com um design hot-swappable. Isto significa que podes personalizar a teu bel-prazer o teu teclado, trocando as switches originais por outras do teu gosto, apenas com uma ferramenta e até com o teclado ligado.

É claro que nem tudo é perfeito. É bom que este teclado se vá manter estático no teu setup, pois é verdadeiramente pesado (a marca não revela números). Além disso, deves ter em conta que à data de escrita este não tem layout em português, sendo vendido com layout dos Estados Unidos.

Teclado premium, preço premium. O RedMagic Gaming Mechanical Keyboard será vendido no site oficial da marca por 199 €, e vai estar disponível para compra a partir de 18 de maio. Uma compra para durar muitos anos, e que vai agradar aos amantes da personalização de teclados.

RedMagic Teclado mecânico gaming
  • Switches TTC Speed Silver V2
  • Base hot-swappable
  • Cabo, wireless 2.4G e Bluetooth
  • Bateria de 4000 mAh
  • Teclas PBT
  • Iluminação RGB

Pontos fortes do RedMagic Gaming Mechanical Keyboard

  • Construção e robustez de topo
  • Iluminação RGB poderosa e personalizável
  • Ótima experiência de escrita após várias horas de uso
  • Ecrã embutido para personalização mais rápida
  • Pode ser usado com cabo, dongle ou Bluetooth

Pontos a melhorar do RedMagic Gaming Mechanical Keyboard

  • Gostaria que tivesse opção de layout em português
  • É um teclado pesado

Editores 4gnews recomendam:

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.